• Carlos Guglielmeli

Ferrovia ligando Goiânia, Anápolis e Brasília pode sair do papel em 2017


“Imagine a gente entrar num trem aqui na Rodoviária de Goiânia e chegar no Centro de Brasília em 50 minutos a uma velocidade de 260 km/hora”. Idealizado pelo governador Marconi Perillo em 2001 e chamado por ele mesmo de “sonho”, isso pode estar perto de sair do papel.

Durante a edição do programa Governador Responde da última sexta-feira (7/02), onde o governador “bate um papo com internautas” Marconi Perillo revelou que há investidores estrangeiros interessados em apostar nesse “sonho” e que a licitação poderá ser lançada ainda este ano.

Segundo o governador, o otimismo sobre o assunto aumentou depois de uma reunião que teve na semana passada com o diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), onde ele teve acesso ao Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e ambiental do trem de passageiros no corredor Brasília/Anápolis/Goiânia realizado pelo consórcio formado pelas empresas EGIS, LOGIT, JGP e Machado Meyer finalizado a 10 dias, que teve duração de 05 anos.

O custo do projeto é estimado em R$ 9 bilhões. O plano de investimentos apresentado sugere a realização de uma Parceria Público-Privada para a construção da obra, com destaque para o baixo investimento público a ser executado pelos governos federal, de Goiás e do Distrito Federal.

Segundo o governador, a última proposta de modelagem de engenharia e financeira é muito positiva, pois o desembolso dos estados é mínimo, o que viabiliza o projeto.

O investimento do poder público, de acordo com o documento denominado Tomada de Subsídios, não ultrapassará R$ 2,9 bilhões, valor que será dividido entre o Estado de Goiás, o governo do Distrito Federal e a União. Os demais investimentos serão feitos pela empresa que vencer a licitação para realizar o projeto executivo e a obra.

“Se tudo der certo neste ano, é possível, eu não estou prometendo, mas é possível que a gente possa ter o início desse grandiosíssimo projeto”, comenta o governador.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3