• Carlos Guglielmeli

Valparaíso – Carnaval popular anima ruas da cidade


As festas populares foram as opções de quem não deixa passar em branco o feriado de Carnaval. E nesse formato o valparaisense dá um show.

O Bloco Brakessã, que já está no seu décimo ano, se apresenta todos os dias de carnaval entre as etapas C e D do Valparaíso I. Completamente financiado pela colaboração das pessoas, “os trabalhos” se iniciaram com o “Bloco das Piranhas” onde homens vestidos de mulher espalham um humor sadio percorrendo as ruas do Esplanada III até o encontro das etapas C e D. Lá são recebidos pela bateria feminina “Coração me Diz” orquestrada pela mestra Andrea Belli. Das 17 às 22 horas quem dá o tom é o grupo ritmista Barakessã regido pelo mestre Felipe.

Presidido pela D. Fátima, moradora do Parque Marajó, o Baraquessã pega emprestado o nome de um índio guerreiro africano que é representado por um grande boneco feito pelo artista plástico Sr. Luiz.

No bairro Céu Azul, o bloco “O pai te ama” teve sua primeira edição neste ano com uma proposta bem diferente. Das 16 às 00 horas de sábado para domingo, a rua em frente ao colégio militar foi animada por som automotivo e DJs.

Idealizado por moradores da rua 63 daquele bairro, a festa aconteceu sem nenhum caso de violência, mesmo que sem policiamento constante.

Assim como o Barakessã, “O pai te ama” também foi financiado por iniciativa popular, a exemplo disso, os organizadores do Bloco arrecadaram recursos suficientes para pagar o DJ até as 21 horas e na hora de finalizar a música as pessoas se juntaram em uma “cotinha” e pagaram o tempo que restava para se divertiram até o último minuto que o alvará permitia.

Em ambos os casos, dentro de suas propostas, a população pode se divertir sem incidentes de violência e de uma maneira colaborativa onde todos eram donos da festa e fizeram o Carnaval acontecer de fato.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3