• Carlos Guglielmeli

Receita federal começa a receber as declarações de Imposto de Renda


A receita Federal começa a receber as declarações do Imposto de Renda de 2017, exercício 2016, nesta quinta-feira (02/03), a partir das 8h. O prazo para enviar a declaração vai até 28 de abril as 23h59.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

De acordo com a Receita Federal, deverão declarar, neste ano, os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. O valor subiu 1,54% em relação ao ano passado, embora a tabela do Imposto de Renda não tenha sido corrigida em 2016.

Mudanças na declaração deste ano:

Uma das novidades deste ano é que os contribuintes terão que informar o CPF das pessoas listadas como dependentes e que tenha 12 anos ou mais. Até o ano passado, a exigência era para dependentes acima dos 14 anos.

Em nota, o Fisco explicou que a obrigatoriedade de inscrição de dependentes com 12 anos ou mais na declaração do Imposto de Renda reduz casos de retenção de declarações em malha fina, reduz riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios ou de um mesmo dependente em mais de uma declaração.

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet) que você pode baixar clicando aqui, online (com certificado digital), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço "Fazer Declaração", disponível para tablets e smartphones.

Não é mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png