• Carlos Guglielmeli

Lista de Janot chega ao STF incluindo Lula, Dilma, Aécio, Maia e Eunício


Nesta terça-feira 14/03 o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, enviou, segundo informações preliminares, 83 pedidos de abertura de inquéritos ao STF (Supremo Tribunal Federal), entre eles estão os pedidos contra Lula e Dilma que devem ser redirecionados para a Justiça Federal e se juntar aos outros 209 encaminhados ao juiz Sérgio Moro.

A decisão de enviar os autos daqueles que não têm foro privilegiado para a justiça federal cabe ao novo relator da Lava-Jato no STF, Edson Fachin.

Na lista dos 83 inquéritos solicitados por Janot estão também os governistas presidentes do Senado e da Câmara Federal Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder do governo no Senado Romero Jucá (PMDB-RR), o líder do PMDB Renan Calheiros (AL), os ministros da Casa Civil Eliseu Padilha, da Secretaria-Geral Moreira Franco, de Ciências e Tecnologia Gilberto Kassab, das Cidades Bruno Araújo, de Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Na lista dos que têm foro privilegiado, também foi pedido a abertura de inquérito para os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Édson Lobão (PMDB-MA) e José Serra (PSDB-SP) entre outros.

Para a primeira instância da justiça, o Ministério Público Federal pede que os ex-ministros da fazenda Antônio Palocci e Guido Mantega sejam investigados.

O material enviado pelo procurador Geral ao STF ainda será catalogado e digitalizado antes de chegar às mãos do de Fachin.

As respostas de todos os citados seguem a mesma retórica de negar sua participação em ilícitos ou de dizer que só vão se pronunciar depois que as informações forem confirmadas oficialmente.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png