• Carlos Guglielmeli

Lista de Janot chega ao STF incluindo Lula, Dilma, Aécio, Maia e Eunício


Lista de Janot chega ao STF incluído Lula, Dilma, Aécio, Maia e Eunício

Nesta terça-feira 14/03 o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, enviou, segundo informações preliminares, 83 pedidos de abertura de inquéritos ao STF (Supremo Tribunal Federal), entre eles estão os pedidos contra Lula e Dilma que devem ser redirecionados para a Justiça Federal e se juntar aos outros 209 encaminhados ao juiz Sérgio Moro.

A decisão de enviar os autos daqueles que não têm foro privilegiado para a justiça federal cabe ao novo relator da Lava-Jato no STF, Edson Fachin.

Na lista dos 83 inquéritos solicitados por Janot estão também os governistas presidentes do Senado e da Câmara Federal Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder do governo no Senado Romero Jucá (PMDB-RR), o líder do PMDB Renan Calheiros (AL), os ministros da Casa Civil Eliseu Padilha, da Secretaria-Geral Moreira Franco, de Ciências e Tecnologia Gilberto Kassab, das Cidades Bruno Araújo, de Relações Exteriores Aloysio Nunes.

Na lista dos que têm foro privilegiado, também foi pedido a abertura de inquérito para os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Édson Lobão (PMDB-MA) e José Serra (PSDB-SP) entre outros.

Para a primeira instância da justiça, o Ministério Público Federal pede que os ex-ministros da fazenda Antônio Palocci e Guido Mantega sejam investigados.

O material enviado pelo procurador Geral ao STF ainda será catalogado e digitalizado antes de chegar às mãos do de Fachin.

As respostas de todos os citados seguem a mesma retórica de negar sua participação em ilícitos ou de dizer que só vão se pronunciar depois que as informações forem confirmadas oficialmente.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3