• Carlos Guglielmeli

Coreia do Sul suspende importação de carne brasileira


Após o escândalo deflagrado pela Operação Carne Fraca na semana passada, a Coreia do Sul anunciou que vai intensificar a fiscalização das carnes que importas e suspender temporariamente a importação de carne de frango da brasileira BRF.

Um porta-voz da Comissão Europeia afirmou nesta segunda-feira que está monitorando a importação de carnes brasileiras e que pode seguir a decisão coreana suspendendo a compra dos produtos brasileiros.

- A Comissão vai assegurar que quaisquer dos estabelecimentos implicados na fraude fiquem suspensos das exportações para a União Europeia, disse o porta-voz em coletiva regular, completando que as negociações em curso vão seguir.

Já o ministro coreano disse que as empresas exportadoras de frango brasileira terão que enviar os certificados de inspeções isentas para apreciação e somente depois disso retomarem os negócios.

Mais de 80% das 107.400 toneladas de frango importada pela Coréia são de origem brasileira, das quais mais da metade são da envolvida BRF.

A Coreia do Sul é o sétimo mercado consumidor do frango brasileiro, os maiores são a Arábia Saudita, China e Japão. A China, que comprou mais de R$ 7 bilhões desse produto em 2016, no câmbio atual, emitiu um comunicado em que afirma estar acompanhando “com lupa” os acontecimentos no Brasil, mas pelo momento é só isso.

Alguns embaixadores no Brasil já solicitaram informações ao Ministério da Agricultura e aguardam parecer para se posicionarem.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png