• Carlos Guglielmeli

Valparaíso – Saúde Pública é tema de reunião entre secretários de governo e vereadores


Motivado por um pedido do presidente da Câmara, Vereador Alceu do Nascimento, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Leonardo Esteves, foi ao legislativo acompanhado de membros de sua equipe e do Secretário de Governo, Plácido Cunha, para tratar de saúde pública com os vereadores.

A reunião, ao estilo mesa redonda, aconteceu por antecipação de dois requerimentos propostos pelo vereador Prof. Silvano, que solicitava a fixação de uma tabela relacionando os plantonistas das unidades em local visível nas recepções de cada unidade e que a escala geral fosse encaminhada aos vereadores.

Dr. Leonardo se prontificou a receber as demandas dos vereadores e atender todas as possíveis. Em cumprimento à lei 950, os quadros com o nome dos plantonistas de cada unidade serão fixados em todas as recepções e de maneira adicional, as relações dos plantões serão encaminhadas aos vereadores para que eles reportem à comunidade, finalizando os requerimentos citados.

Na oportunidade foram debatidas especificidades da pasta como o caso noticiado a respeito do fornecimento de oxigênio e a distribuição das fitas de medição de glicemia. Temas mais destacados na sociedade.

Quanto ao fornecimento de oxigênio, o secretário demonstrou a dificuldade herdada pela falta de transição operacional da gestão passada para a atual, o que deixou a secretaria de saúde completamente às escuras, sem noções mínimas a respeito dos fornecedores, sistemas e estoques, o que provocou a demora na formalização de novos contratos.

Sobre as fitas de medição de glicemia, o secretário informou que estão sendo distribuídas atendendo critérios de prioridade até que os estoques estejam no nível de distribuição livre.

Tanto os vereadores, quanto o secretário municipal de saúde se propuseram a desempenhar um trabalho conjunto para fazer o atendimento público progredir ainda mais e, segundo o Dr. Leonardo, muito já foi feito, mas muito ainda será disponibilizado para a sociedade.

Além do presidente da Câmara e o Prof. Silvano, estiveram presentes os vereadores Ferreira, Flávio, Elenir, Maria Neide, Agiliza, Paulo Galego, Brandão, Paulo Baiano e Zé Antônio. A imprensa esteve representada por membros da Rádio Supra, do portal O Guardião e do Jornal Opção do Entorno.

Imagens:


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png