- Carlos Guglielmeli
Mais dois frigoríficos são interditados

O Ministério da Agricultura informou nesta manhã, 27/03, que interditou outros dois frigoríficos, ambos no Paraná.
A ação se baseou na operação Carne Fraca, deflagrada no último dia 17 pela polícia federal. Desta vez os alvos foram os frigoríficos Souza Ramos em Colombo e o Transmeat em Balsa Nova.
Em entrevista, o ministro da agricultura, Blário Magi, disse que as novas interdições não ocorrerem por eminência de risco ao consumidor, mas por desvios nos procedimentos de rastreabilidade da matéria prima.
Ainda segundo o ministro, o relaxamento das barreiras impostas por mercados importantes como o da China comprovam a confiabilidade dos processos de fiscalização e classificação dos produtos agrícolas brasileiros.
Para que os frigoríficos interditados voltem a operar, eles precisam corrigir todas as irregularidades e provar para as instâncias fiscalizadoras estarem livres dos desvios.
Dois laudos feitos em 174 amostras de carnes já foram concluídos e não indicam riscos para o consumidor em nenhum deles.
Segundo as informações veiculadas, até o momento as únicas unidades, ainda sob suspeita de vender produtos danosos ao consumo humano são os da Pecin e o BRF de Mineiros / GO.