• Carlos Guglielmeli

Entorno já tem densidade política e nomes capazes de disputar a vice governadoria de Goiás


Até aqui os candidatos a vice-governadores das chapas com chances reais de vitória em Goiás normalmente saiam da região metropolitana da capital Goiânia.

Essa realidade está mudando com o crescimento do entorno, tanto demograficamente falando, quanto eleitoralmente. A região já tem mais de 850 mil eleitores que representam pouco mais da metade dos residentes aptos a votar, portanto há uma tendência forte de incremento nesse número.

Além desses dados técnicos de números e tendências, o entorno também desponta no fator humano. Dessa região saem alguns dos nomes mais influentes na política estadual. Célio Silveira, Leda Borges e Hildo do Candango.

Célio Silveira é deputado federal, tem envergadura no estado e se posiciona bem no Congresso Nacional, conseguindo dar suporte a algumas cidades goianas. Contra si tem a derrota de seu candidato em Luziânia, seu domicílio eleitoral.

Leda Borges é deputada estadual, está no comando de uma das três “super secretarias” do estado, onde alcançou resultados tão expressivos no ano passado que se manteve no primeiro escalão do governo goiano depois da reforma administrativa feita pelo governador Marconi. Ao contrário do deputado Célio, Leda borges vem de uma vitória eleitoral contundente, de virada com o prefeito eleito por Valparaíso Pábio Mossoró.

Além dos predicados citados, o capital eleitoral que Leda Borges conseguiu estabelecer em todo o estado, ela tem a seu favor a foto feminina de sucesso que fortaleceria a chapa encabeçada por José Eliton .

Hildo do Candango vem de uma reeleição a prefeito de Águas Lindas, contrariando a tendência do entorno em não reeleger seus mandatários, já foi deputado estadual e é uma figura influente e aprazível no meio político.

Provavelmente um desses três será o candidato a vice-governador da posição. O maior trabalho que terão, vai ser a questão partidária, pois ambos estão no mesmo partido de Eliton e essas composições puras não agregam força para o pleito.


Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?