• Carlos Guglielmeli / Foto: Reprodução

Sem vergonha nenhuma, PT elege Gleisi Hoffmann como presidente da legenda


Primeira senadora indiciada na operação Lava Jato, delatada pelo doleiro Alberto Youssef como beneficiária de R$ 1 Milhão em propina proveniente de corrupção na Petrobras, vinculada ao apelido “Coxa” nas planilhas de propinas da construtora Odebrecht e envolvida com o próprio marido, o ex-ministro de Lula, Paulo Bernardo, preso por superfaturar taxas de empréstimos consignados que supostamente renderam mais de R$ 100 milhões desviados de aposentados e pensionistas, a petista Gleisi Hoffmann foi eleita a primeira mulher presidente nacional do PT.

Com o apoio de Lula, Gleisi Hoffmann obteve 61% ou 367 dos 593 possíveis votos de delegados do partido.

A senadora disputou o comando da legenda com o também senador Lindbergh Faria (RJ) que obteve 226 votos, 38%, e com o militante comum José Oliveira que não recebeu nenhum voto.

Gleisi, que foi apoiada pela corrente interna CNB (Construindo um Novo Brasil), da qual faz parte o ex-presidente Lula, terá dois anos de mandato e seus maiores desafios serão conduzir o principal partido de oposição e desvincular a legenda das denúncias de corrupção.

Sobre sua primeira tarefa, é unanime a avaliação de que a Senadora é competente no enfrentamento e na obstrução dos trabalhos legislativo, principais ferramentas de oposição no congresso.

Quando a segunda tarefa prioritária da nova presidente petista, analistas políticos não entendem qual a estratégia do partido enquanto legenda, pois a senadora é ré na Lava Jato e tem seu nome tão afundado em denúncias de crimes quanto o partido.

Para a sociedade civil, os não militantes da esquerda, Gleisi Hoffmann representa exatamente aquilo do que o PT precisa fugir, a imagem da corrupção.

Agora se for para por o partido a serviço de um única pessoa, o ex-presidente Lula, os mesmos comentaristas entendem que o grande líder acertou. Gleisi é fidedigna ao lulopetismo. * Foto ilustrativa retirada em Site de busca, usada originalmente pelo G1


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3