• Carlos Guglielmeli

Valparaíso inaugura a primeira Central de Interpretação de Libras do entorno sul


Em mais uma parceria entre os governos municipal e estadual, Valparaíso inaugurou nesta quinta-feira 22 a Central de Interpretação de Libras, muito festejado pelos portadores de deficiência auditiva.

Instalado no prédio da Secretaria de Cultura, Juventude, Desporto e Lazer, comandada pelo secretário Ricardo Viana, a Central será gerenciada pela Secretaria de Educação, “isso é prova de uma gestão baseada em união pelo bem comum”, disse a titular da segunda pasta citada, Prof. Rudilene Nobre.

A Secretaria Cidadã, que tem a deputada valparaisense, Leda Borges, como titular, doou um carro, todo o mobiliário e a capacitação dos membros dos servidores, foi descrita pelo prefeito Pábio Mossoró como fundamental para essa importante realização.

Mencionada como agente pública com grande capacidade de melhorar a vida de muitas pessoas pelo Gerente de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretária Cidadã, Sr. Willian Veloso, Leda Borges lembrou que essa Central de Interpretação esteve a disposição de Luziânia por dois anos, aguardando apenas que aquele município cedesse a mão de obra e um espaço para a instalação, demonstrando que a secretaria está a disposição de todas as cidades.

Mais uma vez a deputada teve que se render à determinação do prefeito Pábio Mossoró que em menos de 6 meses viabilizou e acabou capitalizando o projeto para sua cidade.

Segundo a secretária de estado, mesmo estando situado em Valparaíso a Central de Interpretação deve atender as cidades vizinhas com a capacitação de servidores públicos que atendem ao público, acompanhem pessoas com necessidades de interprete em audiências, consultas e outras atividades afins.

“Com essa Central de Interpretação de Libras, o Valparaíso fica um passo à frente de grande parte dos municípios brasileiros no que diz respeito a inclusão social de pessoas com necessidades especiais e a acessibilidade será uma próxima meta”, disse o prefeito Pábio Mossoró.


Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?