• Carlos Guglielmeli / Fotos: Sérgio Grant e Linice

Valparaíso amplia atividades de cultura como instrumento social e recebe o reforço do estado


Nesta terça-feira, 04/07, o prefeito Pábio Mossoró anunciou em sua rede social uma reunião com a coordenadora geral do projeto Rede de Orquestras e Coros Juvenis do Estado de Goiás, Cíntia Sousa, e com o secretário municipal de cultura, Ricardo Viana, onde firmaram a inserção de Valparaíso no projeto.

Dos 246 municípios goianos, Valparaíso foi um dos 10 escolhidos para fazer parte desse investimento total de R$ 2,10 Milhões do estado. Conforme o próprio prefeito, esse êxito é fruto da articulação feita com e pela deputada Leda Borges, que do governo estadual tem trazido elementos para o desenvolvimento da cidade como esse, as emendas orçamentárias, a Central de Interpretação de Libras e outros.

No primeiro momento serão 118 jovens recebendo formação musical. O governo estadual vai compor equipes de 12 professores e 3 apoios, todos especialistas em música para dar aulas de viola, violão, flauta, trompete e outros instrumentos.

Além da revelação e formação jovens talentos entre 08 e 18 anos nesse projeto, o objetivo dessa e das outras tantas atividades implementadas pela Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, é o desenvolvimento e a segurança social de toda a sociedade, disse o Diretor de Cultura Municipal Welligton Araujo.

Escolhido pelo Prefeito Pábio Mossoró, em conjunto com o secretário municipal, Ricardo Viana e o maestro Eliseu Ferreira, coordenador estadual da implantação das novas orquestras, o projeto Rede de Orquestras e Coros Juvenis do Estado de Goiás será desenvolvido no Centro Comunitário da Vila Guaira.

A Secretaria de Cultura valparaisense já atende cerca de 880 alunos distribuídos em atividades relacionadas a dança, música, teatro e outros. Na sexta feira, 30/06, ainda comemorando o aniversário do município, parte desses alunos fizeram a apresentação do 1º Concerto da Orquestra Municipal Chiquinha Gonzaga e deram uma amostra da qualidade e volume alcançado pelo vanguardismo dessa gestão.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png