• Carlos Guglielmeli

Gleisi Hoffmann declara apoio irrestrito do PT à ditadura venezuelana


Ao abrir o 23º Encontro do Foro de São Paulo, ocorrido na Nicarágua no último dia 16/Jul, a presidente nacional do PT declarou apoio irrestrito de seu partido ao ditador Nicolás Maduro e a manobra para seus poderes convocando uma constituinte.

A senadora negou que haja contradição nas defesas do PT quando no Brasil defende eleições diretas e na Venezuela apoia uma constituinte que pode aumentar o poder absoluto de um governo eleito nas urnas em um pleito sob suspeita de fraudes e uso de força militas para influenciar os eleitores.

O presidente Lula, que mesmo sem ocupar cadeira na direção partidária é o líder maior do PT, também apoia Maduro, a quem chama de amigo, porém prega cautela nas manifestações partidárias nesse sentido, pois entende que isso pode desgastar ainda mais seu partido perante a opinião pública.

Em sua fala de abertura do foro Gleisi condenou o que classificou como ataque terrorista, referindo-se ao helicóptero que sobrevoou o prédio do supremo, mas suprimiu do seu discurso os enfrentamentos com mortes, como o episódio em que um manifestante foi morto com dois tiros de fuzil no peito, que estão acontecendo pelas ruas venezuelanas.

Segundo Gleisi “a oposição a Maduro quer chegar ao poder como Temer” e completa elogiosamente dizendo “Parece que lá (na Venezuela) as coisas são diferentes”.

Essa afirmação pegou muito mal para a presidente do PT e para o próprio partido, já que ela falava em nome da sigla, pois o que há de diferente na Venezuela em relação ao Brasil que ela elogiou é o uso da força que já matou mais de 100 pessoas e prendeu sumariamente centenas de opositores à ditadura.

A cautela pregada por Lula a respeito desse assunto busca exatamente ocultar posicionamentos com esse da senadora Gleisi, que fazem parte das resoluções de seu partido, mas que soam perante a sociedade brasileira e podem dificultar seus projetos políticos.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png