• Carlos Guglielmeli

Parceria entre estado e município promove Capacitação em Gênero Municipalizada em Valparaíso


A Secretaria Cidadã, comandada pela deputada do entorno Leda Borges, trouxe para Valparaíso, em parceria com a prefeitura municipal representada pela Assessora Especial da Mulher Sandra Miranda, uma capacitação que debateu com servidores públicos, sociedade civil e organizada assuntos como violência doméstica, políticas de gênero, igualdade racial, intolerância religiosa, tráfico de pessoas, os aparelhos públicos de atendimento às vítimas e prevenção aos crimes relacionados, entre outros.

Título do treinamento, a palavra gênero é comumente e minimalistamente confundida com sexualidade e ou orientação sexual, porém seu significado é muito mais abrangente. Gênero, segundo o dicionário português brasileiro, se refere a seres e ou objetos que possuem ligação em sua origem e ou similaridades, o que justifica a importância da capacitação feita pelos munícipes nos dias 15 e 16/08.

Segundo o prefeito Pábio Mossoró, Valparaíso caminha para um modelo de sociedade inclusiva, justa e igualitária, onde todos os munícipes devem ser protegidos e atendidos com respeito e dignidade nas mais diversas particularidades.

Durante dois dias as palestras organizadas pela Superintendente Estadual de Políticas para Mulheres, Cecilia Mello, e ministradas pelo Marco Aurélio Fraissat (Assessor Técnico da Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres) e pela Maria Rita Medeiros Fontes (Gerente Estadual de Diversidade Sexual) focaram em qualificar os servidores para que se relacionem adequadamente com as diferenças e saibam encaminhar as demandas que delas surgirem.

Presente no fechamento do curso Leda Borges ratificou a importância dessa ação lembrando que mesmo vivendo em um mundo de grande acesso a informação os índices de violência ainda são muito elevados, por isso “é importante haverem municípios como Valparaíso, de portas abertas para receber as políticas públicas elaboradas pelo estado”.

Na oportunidade o prefeito Pábio Mossoró e a Deputada Leda Borges anunciaram um protocolo de intenção acertado minutos ante para a instalação de um CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) em Valparaíso.

Fotos: Sérgio Grant / Secretaria Cidadã


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png