• Carlos Guglielmeli

MPF denuncia ex-ministro Gedel Vieira Lima como uma prévia do que pode vir para o presidente Temer


Nessa quarta-feira, 16/08, O MPF (Ministério Público Federal) apresentou duas denúncias contra o ex-ministro Gedel Vieira Lima.

Na primeira Gedel é acusado de tentar obstruir a justiça, segundo a denúncia, coagindo e intimidando a esposa do doleiro Lúcio Funaro, Raquel Pita.

Funaro está preso e tem um acordo de delação premiada em andamento, que pode atingir o presidente Temer e o próprio ex-ministro.

Quando foi preso em julho, Gedel negou tentar pressionar o doleiro por meio de sua esposa e que teria feito umas 10 ligações para Raquel nos últimos 12 meses, porém uma investigação da Polícia Federal feita no celular da esposa do doleiro constatou 16 ligações do ex-ministro para ela em apenas 18 dias.

O acordo de delação de Funaro ainda não foi fechado, porém depois de uma audiência no MPF DF o doleiro declarou que o acordo está avançando.

Comentaristas políticos e jurídicos dizem que essa é uma prévia da nova denúncia que deve ser feita contra o presidente Michel Temer.

A segunda acusação contra Vieira Lima é de improbidade administrativa. Neste caso Gedel é acusado de pressionar o ex-ministro da cultura Marcelo Calero a liberar a construção de um prédio onde ele tinha comprado um apartamento na planta.

Esse fato veio a tona depois do pedido de afastamento do cargo feito por Calero que não aceitou a pressão e não teve, segundo ele mesmo, o apoio do presidente Temer contra as investidas de Gedel.

O Ministério Público pede que Gedel pague multa, tenha os direitos políticos suspensos e fique impedido de fazer contratos com o poder público por até 5 anos.

Gedel teve prisão decretada em julho pelo mesmo crime de obstrução de justiça e atualmente cumpre a medida em regime domiciliar.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3