• Carlos Guglielmeli

Entrevista – Secretário Municipal de Saúde de Valparaíso, Dr. Leonardo Esteves, fala sobre vários as


"O prefeito Pábio Mossoró e o Município de Valparaíso de Goiás estão me dando a chance de mostrar meu trabalho"

Escolhido pelo prefeito Pábio Mossoró para tocar a Secretaria Municipal de Saúde, o Dr. Leonardo Esteves é um profissional da área, bem articulado e conhecido no meio político de Valparaíso, demonstra ser de fácil acesso e não se furta a falar com quem quer que seja. Instigado já foi à Câmara Municipal para um bate-papo com os vereadores e dessa vez responde as perguntas do Jornal Opção do Entorno.

Entrevista: Jornal Opção do Entorno - Dr. Leonardo, o Sr. tem residência no DF (Distrito Federal), mas esteve sempre presente nas disputas eleitorais de Valparaíso, já ajudou, participou da gestão pública na cidade e hoje foi escolhido pelo Prefeito Pábio Mossoró, sem enfrentar rejeição, para tocar a Secretaria Municipal de Saúde. Explique essa sua relação com Valparaíso e como aconteceu sua escolha. Dr. Leonardo Esteves - Minha ligação com Município de Valparaíso de Goiás iniciou em 2009 no governo da Prefeita Leda Borges. Naquela ocasião tive a oportunidade de assumir a Direção Técnica do CAIS II e construir uma relação de confiança junto a Prefeita Leda Borges, ao Secretário de Governo Francisco Carvalho e à Secretária de Saúde Dra. Vânia. Esse entendimento acabou me proporcionando mais responsabilidades, assumi a coordenação de toda equipe médica do município, tanto a nível de Atenção primária quanto média e alta complexidade. Nesta ocasião tive o privilégio de conhecer nosso atual prefeito Pábio Mossoró quando ele ainda era vereador, nascia ali uma relação de confiança e até de amizade.

Acredito que minha escolha para Cargo de Secretário de Saúde foi consequência do perfil técnico que demonstrei ter desde então, além de uma história de lealdade.

Sou médico com Especialização em Ginecologia e Obstetrícia e Sub Especialização em Medicina Fetal e Alto Risco, atribuições estas que me credenciam perante os profissionais da Saúde, sem sombra nenhuma de dúvida esses critérios nortearam não só a minha escolha, como a de todos os outros auxiliares do prefeito Pábio Mossoró.

Jornal Opção do Entorno - Ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde em Valparaíso o que o Sr. estabeleceu como meta e, disso, o que o Sr. e sua equipe já alcançaram nesses quase 9 meses?

Dr. Leonardo Esteves - Nossa primeira meta foi colocar a casa em ordem. Lembrando que não tivemos transição de Governo na área da Saúde e acabamos encontrando sérios problemas como:

1- Dividas junto a Celg da UPA, CAIS, HMV e varias outras Unidades de Saúde num valor de mais de R$ 300.000,00;

2- Frota de veículos complemente sucateadas e dividas de licenciatura e multas sem pagar durante os 4 anos da gestão anterior;

3- Inadimplência perante a Previdência Social impedindo inclusive servidores de concluírem processos de Aposentadoria;

4- Farmácia Central completamente desabastecida;

5- Hospital Municipal de Valparaíso de Goiás na espera pelo Credenciamento desde sua Inauguração no final do Governo da prefeita Leda Borges.

Pois bem, nesses 8 meses de Governo colocamos todas as dívidas em dia e renegociamos o recolhimento do INSS junto a Previdência Social que estava atrasado a quase quatro anos. Fizemos mais de 70 processos de licitações perante fornecedores, laboratórios e Clinicas de Hemodiálise credenciados, demos prioridade à recuperação da frota de Veículos da Secretária Saúde e compramos uma Van nova de 21 lugares para oferecer dignidade e conforto aos pacientes encaminhados a Goiânia junto a Regulação para tratamento de câncer e cirurgias de média e alta Complexidade; reformamos o CAIS numa parceria Público Privada coordenada pela nossa Vice Prefeita Dra. Zeli, UBS Cruzeiro do Sul com apoio do nosso presidente da Câmara Municipal, Alceu Gomes, UBS Anhanguera B com apoio da vereadora Elenir e agora estamos terminando a reforma e adequações do HMV (Hospital Municipal de Valparaíso) para atender as exigências da SUVISA e assim concluirmos o credenciamento definitivo da unidade para abertura da primeira Maternidade do Município de Valparaíso de Goiás.

Estamos concluindo um Convênio entre a Secretária Municipal de Saúde e a Secretária Estadual de Saúde num valor de R$ 14.760.000,00 para realização de 12 mil Cirurgias de Cataratas a serem ofertada a 19 municípios Goianos do entorno. Isso é uma prova incondicional do apoio que o Governador Marconi Perillo está nos dando à toda região pela mediação da Deputada Leda Borges.

Finalizando estamos encaminhando para o Prefeito e em seguida para apreciação do Câmara Municipal um Projeto de Reformulação de toda Estrutura Administrativa da Secretária de Saúde, para que ela se adeque ao crescimento populacional e das Unidades de Saúde que saltaram de apenas o CAIS em 1991 atendendo aproximadamente 20 mil habitantes para um CAIS, uma UPA, um HMV, 12 UBSs, 27 PSFs, 1 CIAM, 1 CR e 1 CAPS atendendo mais de 208 mil habitantes.

Jornal Opção do Entorno - Quais são as prioridades de momento da sua pasta?

Dr. Leonardo Esteves - Nossa prioridade no momento é a Reforma Administrativa, a conclusão da reforma do Hospital Municipal e a Abertura da Maternidade.

Jornal Opção do Entorno - Uma das maiores unidades de Saúde Pública Municipal é o CAIS que no passado passou pelo vexame de ter sua energia cortada por falta de pagamento de 08 contas de luz, hoje aquela unidade foi toda revitalizada. Conte o que foi feito ali.

Dr. Leonardo Esteves - Como disse anteriormente, numa parceria Público Privada coordenada pela nossa Vice Prefeita Dra. Zeli, o CAIS foi completamente recuperado, do teto ao esgoto, refizemos quase tudo, é outro lugar.

Jornal Opção do Entorno - Sua equipe demonstra muita lealdade às causas que o Sr. levanta, vibram com tudo o que fazem, é notório, como o Sr. explica isso?

Dr. Leonardo Esteves - Eu gosto de valorizar os servidores. Os nossos resultados são consequências do entusiasmo deles, então uma das minhas prioridades é a valorização dos servidores.

Jornal Opção do Entorno - O Sr. vem demonstrando um relacionamento bem próximo com o virtual “principal candidato ao GDF em 2018”, Jofran Frejat. Tem estratégia de gestão nisso? Se sim, o que o Sr. quer para Valparaíso disso?

Dr. Leonardo Esteves – Sou um homem político, isso ficou provado aqui em Valparaíso, Jofran Frejat foi o Secretário de Saúde que construiu a Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS, Escola de Medicina do GDF na qual me formei e onde o conheci, estabelecemos uma relação de amizade e admiração mútua desde quando fui Presidente do Centro Acadêmico de Medicina da ESCS e Jofran Deputado Federal pelo DF. Ele sabe que desde quando era estudante de medicina sempre tive um olhar crítico e entusiasmado pela Gestão pública e da Secretária de Saúde do DF.

Infelizmente desde aquela época assisto a agonia daquela entidade.

Frejat é uma referência dentre as gestões da Secretária de Saúde do DF, um mestre a ser copiado.

O prefeito Pábio Mossoró e o Município de Valparaíso de Goiás estão me dando a chance de mostrar meu trabalho e se Jofran Frejat for eleito Governador do DF estarei pronto para ajudá-lo a reescrever a história da Saúde Pública da Capital do nosso país em conjunto com as cidades do entorno goiano.

Jornal Opção do EntornoDr. Leonardo, agradecemos sua disposição em falar conosco e colocamos nosso portal a sua disposição para dar notícias da secretaria municipal que o senhor comanda.

Em reconhecimento ao seu desprendimento e o que vem conseguindo realizar frente à Saúde Pública, o Dr. Leonardo, pela indicação do Vereador Flávio Lopes (PP), vai ser homenageado com uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal nesta quarta-feira, 27/09.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png