• Carlos Guglielmeli / Fotos: Sérgio Grant e Linice

Valparaíso – Governo Municipal fortalece “Outubro Rosa” e amplia prevenção contra o câncer


Por meio da Assessoria da Mulher e da Secretaria de Saúde, o Governo Municipal de Valparaíso intensificou e diversificou as ações do “Outubro Rosa”.

Nascida nos Estados Unidos em 1990, o Outubro Rosa se transformou em uma campanha mundial de prevenção e conscientização do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. No Brasil ele se firmou somente em 2008, mesmo que o “carcionoma”, como é chamado cientificamente, sempre tenha sido o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Dr. Leonardo Esteves, “A determinação do prefeito Pábio Mossoró é que haja um intenso envolvimento de todas as unidades de saúde e servidores na conscientização da importância do autoexame e do consequente diagnóstico precoce”.

A Assessoria Municipal da Mulher, comandada pela Sandra Miranda, está envolvida diretamente na campanha com uma proposta de diversificação no trabalho de prevenção junto à comunidade, a exemplo do dia de palestras que vai promover em 17 de outubro com parceria da Climed e do instituto Embelleze, onde vão falar sobre o câncer de pele, exposição solar e proteção.

Em uma fala feita pelo prefeito Pábio Mossoró à comunidade presente no PSF da Morada Nobre nesta quarta-feira 11/10, ele destacou a importância dessa campanha, “O objetivo destas ações é alertar a população, sobre a importância do diagnóstico precoce, pois se a doença é descoberta no começo as chances de cura são maiores e menos dolorosas”.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png