• Carlos Guglielmeli

Valparaíso – Coleta de lixo será normalizada até sexta feira


Imagens de lixeiras cheias de lixo acompanhadas de reclamações sobre um suposto atraso no serviço movimentaram as redes sociais nesta quarta-feira, 27/12, em Valparaíso.

Segundo o Gerente de Contrato da Quebec, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, Pablo Rocha, o prefeito Pábio Mossoró já havia se antecipado ao nosso contato e ajustou com a empresa uma espécie de força-tarefa para a regularização do serviço.

O problema é que houve acúmulo parcial, consequência do aumento da produção de lixo residencial, típico da época, e devido a escala de trabalho dos garis e motoristas nesse período do ano, mas nós vamos regularizar tudo no máximo até sexta-feira” comentou o executivo.

Pablo Rocha também comentou ao Jornal Opção do Entorno que os bairros com a coleta alternada, cujo um dos seus dias de atendimento é nas segundas-feiras e o Setor de Chácaras Anhanguera A, B e C, que tem uma elevada produção de resíduos, sentiram mais as consequências do período.

Dois caminhões extras foram disponibilizados pela Quebec para dar suporte à força tarefa que, segundo o acerto feito entre o prefeito e a empresa, deve regularizar o recolhimento de lixo em toda a cidade antes do final de semana.

Há por parte de algumas associações de moradores dicas para melhorar substancialmente a qualidade da coleta de lixo:

1) Ter conhecimento da escala do caminhão de lixo em seu bairro, com isso pôr o lixo para fora apenas perto da hora dele passar, assim dá menos tempo para que animais rasguem os sacos;

2) Acomodar o lixo na lixeira, não joga-lo, para evitar que a embalagem se rompa e os resíduos se espalhem;

3) Tirar o lixo de casa em sacos bem amarrados.

Só com esses bons costumes diminuem ou acabam com a sensação de que o lixeiro não passou” disse a Sra. Denise, que ajudou implantar essas práticas em sua quadra no Esplanada I.

Abaixo seguem as escalas da coleta de lixo em toda a cidade:

Foto de capa cedida por WhatsApp por Miranda


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png