• Carlos Guglielmeli

Presidente assina decreto de intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro


O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira, 16/02, o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

Tomo esta medida estrema porque as circunstâncias assim exigem. O governo dará respostas duras, firmes e adotará todas as providências necessárias para enfrentar e derrotar o crime organizado e as quadrilhas”, disse o presidente Temer.

A decisão por decretar a intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro foi tomada no dia anterior, quinta-feira, 15/02, em uma reunião emergencial realizada com a presença e concordância do governador carioca Luiz Fernando Pezão.

Pezão havia ido ao Planalto para pedir a ampliação da GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que já estava em vigor e permitiu o envio de tropas militares para o Rio, mas foi convencido pela equipe de Temer que a intervenção seria melhor.

A intervenção já está em vigor, mas o decreto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para continuar em vigor. O general do Exército Walter Souza Braga Netto, do Comando Militar do Leste, será o interventor no Rio de Janeiro até 31 de dezembro de 2018, até lá ele assume a responsabilidade do comando da Secretaria de Segurança Pública do estado, da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Sistema Carcerário.


Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?