• Carlos Guglielmeli

Forças de segurança fazem Mega Operação de combate à criminalidade em Valparaíso


Uma megaoperação conjunta entre Polícia Militar, Guarda Municipal, Superintendência Municipal de Trânsito e órgão de Fiscalização e Postura Municipal foi deflagrada na madrugada deste dia 09, visando a prevenção e o combate à criminalidade em Valparaíso, até o poder público participou com a presença e o apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Alceu gomes

Batizada com o nome “Madrugada Viva” a operação consiste numa espécie de “arrastão do bem” onde as forças de segurança saem às ruas em comboio abordando pessoas, veículos e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, “de onde saem, a maioria dos elementos mal intencionados, dispostos e ou capazes de cometer grande parte dos crimes contra a vida e ou o patrimônio de terceiros”, segundo o Tenente Tiradentes.

Comandada e idealizada pelo Subcomandante do 20º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Tenente Tiradentes, que também é protagonista do projeto de segurança comunitária “Célula de Interatividade”, a operação dessa vez contou com o reforço da Guarda Municipal, da Superintendência de Trânsito e do Órgão de Fiscalização de Postura, que deram agilidade nas abordagens.

Os comboios de viaturas percorreram todos os bairros da cidade, que ao avistar algum bar ou distribuidora de bebidas aberto, cercavam o local para revistar e identificar pessoas, veículos e estabelecimentos em busca de armas, drogas, foragidos e ou irregularidades.

A busca por armas e drogas foi potencializada com o uso do cão farejador da Guarda Municipal, único com esse treinamento em todo o entorno. Enquanto as pessoas eram revistadas pelos PMs e GMs, o Cão Guarda farejava as imediações, os carros e até os elementos. Na outra ponta, a equipe da Superintendência de Trânsito verificava os documentos dos veículos e a Fiscalização de Postura checava a legalidade dos estabelecimentos.

Com os giroflex e as sirenes ligadas, as forças de segurança de Valparaíso conseguiram mandar um recado para a sociedade, aumentando a sua sensação de segurança e gerando instabilidade no ânimo dos criminosos.

O objetivo foi alcançado, nós colocamos a cidade para dormir tranquila e os rádios das viaturas ficaram silenciosos, sem nenhum chamado durante e após a operação”, disse o Tenente. Tiradentes informou também que os planos agora é de fazer ao menos uma operação conjunta dessa por semana, “isso deve mostrar aos criminosos que não é interessante eles virem ou ficar em Valparaíso”.

Imagens: Da redação e Fernando Taveira


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png