• Carlos Guglielmeli / Imagens: da redação e Linice

Problemas da BR 040 voltam a ser discutidos junto ao DNIT e ANTT


Problemas da BR 040 voltam a ser discutidos junto ao DNIT e ANTT

Nesta terça-feira, 10/04, a deputada Leda Borges e a senadora Lúcia Vânia Levaram os prefeitos Pábio Mossoró de Valparaíso e Fábio Correia de Cidade Ocidental e seus respectivos secretários e vereadores a uma reunião com representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) para tratar dos problemas da BR 040 no perímetro dessas cidades representadas.

Passarelas, paradas de ônibus com abrigo, viadutos e vias secundárias, estes e outros eram investimentos previstos no contrato de concessão da BR 040 vencido pela Via 040 – Invepar. Porém nada disso foi feito no perímetro que corta Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia, 3% dos 936,8 quilômetros concedidos.

Moradores de bairros como o Esplanada I, Cidade Jardins, Esplanada II, Marajó, Ipanema, Esplanada V e outros, arriscam suas vidas diariamente atravessando uma rodovia que para Valparaíso é como uma de suas avenidas principais, além disso, mais de 500 Mil pessoas sofrem com os engarrafamentos diários, provocados pela retenção do trânsito consequente de manobras urbanas, como retornos e paradas de ônibus.

A situação é grave e as soluções ficaram mais distantes depois que a Invepar decidiu desistir do negócio, deixando a rodovia “sem pai nem mãe” ou "sem dono".

Segundo o vereador Ferreira, mesmo com a confirmação de que os moradores do Entorno Sul ainda vão sofrer por mais tempo com os transtornos atuais, houve um ponto positivo nessa reunião, “tanto a senadora Lúcia Vânia quanto a deputada Leda Borges, levantaram uma Linha que ano passado, em alguns ofícios que eu encaminhei a parlamentares solicitando emendas, eu mencionava a questão da intervenção do DNIT, e ontem eu vi por parte da Senadora e do próprio novo diretor da ANTT essa possibilidade de que o DNIT possa ser acionado para ao menos amenizar o desespero da nossa população com a instalação de uma, duas, ou até três passarelas na BR 040” disse ele no final da sessão legislativa desta quarta-feira.

A atuação da deputada Leda Borges e da Senadora Lúcia Vânia foi muito positiva nesse sentido, para que se buscasse uma outra linha (de atuação)”, completou o vice-presidente da Câmara Municipal de Valparaíso, vereador Ferreira.

Trocando em miúdos, os problemas da BR 040 agora terão que ser atacados com a busca de recursos para que o DNIT intervenha com “projetos de interesse de terceiros”, instrumento utilizado pela deputada Leda Borges quando era prefeita de Valparaíso e viabilizou a passarela em frente ao Shopping Sul. É um novo processo.

Problemas da BR 040 voltam a ser discutidos junto ao DNIT e ANTT

Foto original de Linice Moreira; editada pela redação


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3