• Carlos Guglielmeli / Imagens: da redação e Linice

Problemas da BR 040 voltam a ser discutidos junto ao DNIT e ANTT


Nesta terça-feira, 10/04, a deputada Leda Borges e a senadora Lúcia Vânia Levaram os prefeitos Pábio Mossoró de Valparaíso e Fábio Correia de Cidade Ocidental e seus respectivos secretários e vereadores a uma reunião com representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) para tratar dos problemas da BR 040 no perímetro dessas cidades representadas.

Passarelas, paradas de ônibus com abrigo, viadutos e vias secundárias, estes e outros eram investimentos previstos no contrato de concessão da BR 040 vencido pela Via 040 – Invepar. Porém nada disso foi feito no perímetro que corta Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia, 3% dos 936,8 quilômetros concedidos.

Moradores de bairros como o Esplanada I, Cidade Jardins, Esplanada II, Marajó, Ipanema, Esplanada V e outros, arriscam suas vidas diariamente atravessando uma rodovia que para Valparaíso é como uma de suas avenidas principais, além disso, mais de 500 Mil pessoas sofrem com os engarrafamentos diários, provocados pela retenção do trânsito consequente de manobras urbanas, como retornos e paradas de ônibus.

A situação é grave e as soluções ficaram mais distantes depois que a Invepar decidiu desistir do negócio, deixando a rodovia “sem pai nem mãe” ou "sem dono".

Segundo o vereador Ferreira, mesmo com a confirmação de que os moradores do Entorno Sul ainda vão sofrer por mais tempo com os transtornos atuais, houve um ponto positivo nessa reunião, “tanto a senadora Lúcia Vânia quanto a deputada Leda Borges, levantaram uma Linha que ano passado, em alguns ofícios que eu encaminhei a parlamentares solicitando emendas, eu mencionava a questão da intervenção do DNIT, e ontem eu vi por parte da Senadora e do próprio novo diretor da ANTT essa possibilidade de que o DNIT possa ser acionado para ao menos amenizar o desespero da nossa população com a instalação de uma, duas, ou até três passarelas na BR 040” disse ele no final da sessão legislativa desta quarta-feira.

A atuação da deputada Leda Borges e da Senadora Lúcia Vânia foi muito positiva nesse sentido, para que se buscasse uma outra linha (de atuação)”, completou o vice-presidente da Câmara Municipal de Valparaíso, vereador Ferreira.

Trocando em miúdos, os problemas da BR 040 agora terão que ser atacados com a busca de recursos para que o DNIT intervenha com “projetos de interesse de terceiros”, instrumento utilizado pela deputada Leda Borges quando era prefeita de Valparaíso e viabilizou a passarela em frente ao Shopping Sul. É um novo processo.

Foto original de Linice Moreira; editada pela redação


Publicidade
Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Precisa explicar?