• Carlos Guglielmeli

Câmara Municipal de Valparaíso homenageia Líderes Comunitários da cidade


Em comemoração ao Dia Nacional do Líder Comunitário, realizado nos dias 05 de maio, a Câmara Municipal de Valparaíso homenageou na última quarta-feira (9) alguns desses personagens que, segundo a vereadora Maria do Monte, “estavam ali representando todos os homens e mulheres que zelam de suas comunidades”.

Líderes comunitários são pessoas comuns, na maioria das vezes voluntárias e normalmente despidas da vaidade do reconhecimento, são indivíduos que assumem a responsabilidade de desenvolver, buscar e apontar soluções para melhoria do meio em que vivem.

Um exemplo que ultrapassa as definições é o homenageado da Vereadora Maria do Monte, Vilmar Simion que é fundador da ONG Programando o Futuro, nascida para levar conhecimentos de informática a quem não tinha como pagar por um curso, num tempo em que isso só era possível para pouquíssimos. De Valparaíso, sua iniciativa criou 600 telecentros e apoiou diretamente a criação de outros 9.000 em todo o Brasil, além disso, com o projeto Metarreciclagem recolhe, separa e prepara toneladas de resíduos eletrônicos para reuso no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Alemanha, gerando renda, consciência e preservação ambiental.

Em cidades como Valparaíso, com 54 bairros e cerca de 200 mil habitantes, as figuras dos Líderes Comunitários se tornam importantes para apontar e as vezes até agir onde o poder público ainda não chegou.

Homenageado pelo presidente da Câmara, vereador Alceu Gomes, o administrador da Fanpage Reage Entorno e do grupo com maior interatividade em redes sociais da região, Notícias do Valparaíso, Ivan Kleber, exemplifica esse trabalho, seus canais já ajudaram crianças doentes, pessoas com câncer, desempregadas, que perderam seus documentos, a localizar carros roubados ou pessoas desaparecidas, entre outras coisas.

Discípulo do Ivan, o Miqueias Vinícius foi homenageado pelo vereador Zé Antônio por seu trabalho nas redes sociais, onde também mantém um grupo de grande alcance, chamado Valparaíso Bem Informado, que com sua simplicidade aponta para o poder público, por exemplo, onde estão as bocas de lobo abertas que levam perigo às crianças, onde o buraco na rua ainda não foi tapado, denuncia crimes e ajuda as pessoas a recuperar seus bens.

Cada vereador homenageou três pessoas dentre tantas que poderiam, os mencionados são apenas exemplos de pessoas como o Sr. José Ferreira do Parque São Bernardo que dedica a vida para a evangelização das famílias, manteve um Centro de Cultura Comunitário e uma casa de passagem para mulheres vítimas de violência em seu bairro, a Sra. Débora da igreja Santa Rita que catequiza adultos ou o José Alves que luta por melhorias no bairro Anhanguera e com seu Network ajudou a criar o movimento SOS Anhanguera. Ambos foram homenageados respectivamente pelos vereadores Alceu Gomes, Maria Neide e Flávio Lopes.

(Clique na foto para ampliar)

Em sua fala, o vereador Ferreira ressaltou que esses agraciados são simbólicos perante aos tantos Líderes Comunitários importantes para a manutenção da cidade e que, portanto as homenagens se estendem a todos que contribuem com o próximo.

Fotos: Da Redação / Linice Moreira / ASCOM da Câmara Municipal de Valparaíso


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3