• Carlos Guglielmeli

Segurança Pública de Valparaíso volta a ser discutida na 4ª reunião do GGIM


O Governo municipal de Valparaíso realizou nesta terça-feira, 08/04, a 4ª reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico.

Na oportunidade temas como o mapeamento de crimes, Operação Madrugada Viva, limpeza e notificação de lotes abandonados que se tornam esconderijo de bandidos, redução de índices de criminalidade, segurança nas escolas, entre outros, foram tratados.

Valparaíso já foi a terceira cidade mais violenta do país, numa medição de homicídios a cada 100 mil habitantes, e hoje não está nem entre os 120 piores municípios.

Baseado em dados oficiais, levantados conforme as ocorrências registradas, o Delegado Dr. Henrique da Polícia Civil de Goiás informou a recente queda nas taxas de homicídio de 26 por mês para 4,5 na média este ano, os roubos à residências comparando abril de 2017 com o mesmo mês deste ano caíram de 9 casos para 2.

As Operações Madrugada Viva, idealizadas pelo Tenente Tiradentes, foram unanimemente defendidas como protagonistas nesses resultados, pois no decorrer de todas as suas edições, a maioria realizadas em períodos críticos como as noites de sextas-feiras e sábados, a cidade não registrou nenhum caso de crime contra a vida, a mulher ou o patrimônio. Suas abordagens em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas foram fortificadas pelo dado apresentado pela Polícia Civil mostrando que 30% dos homicídios acontecem nesses locais ou envolvem pessoas que neles estiveram antes do delito.

Mais uma vez, assim como nas operações o Conselho Tutelar, um dos atores principais nessas ações não compareceu, mas sobre isso o secretário executivo do GGIM, João Bastos, informou que o órgão já foi oficiado das ações e o Secretário de Cultura Ricardo Viana colocou, em nome do governo, um ônibus a disposição das operações Madrugada Viva para recolher os menores em situações de ilegalidade.

Participativo nas questões de segurança pública, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alceu Gomes, atendeu a solicitação do Tenente Tiradentes, endossada pelo representante do Ministério Público, Dr. Daniel Naiff, e marcou uma reunião entre os membros do GGIM e os vereadores para discutirem a criação do IPTU progressivo, a ser aplicados em imóveis abandonados e a readequação da Lei Seca.

Presidido pelo prefeito Pábio Mossoró, o GGIM é um modelo moderno de gestão integrada da segurança pública municipal que funciona como uma câmara de inteligência, identificando oportunidades e alternativas que passam a ser usadas em ações que levam mais segurança para a população.

O gabinete é composto por representantes dos mais diversos segmentos do público e sociedade civil como Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Guarda Municipal, órgãos de fiscalização, representantes de todas as áreas do governo e comunidade.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3