• Carlos Guglielmeli

Eleições 2018 – Em Goiás pesquisa aponta avanço de José Eliton e queda de Caiado


A segunda pesquisa feita pelo Instituto Directa, encomendada pelo jornal O Hoje / Rádio Jovem Pan e divulgada nesta quarta-feira (21), indica novo crescimento do Governador José Eliton (PSDB) e mais uma queda do Senador Ronaldo Caiado (DEM) na preferência dos eleitores Goianos na disputa pelo governo do estado.

O governador José Éliton subiu de 22,2%, em abril, para 24,1% agora em junho, já Ronaldo Caiado caiu de 35,7% para 34,6%, ao mesmo tempo que o pré-candidato do MDB, Daniel Vilela, também retrocedeu de 14,4% para 9,8%.

Entre os candidatos considerados “nanicos”, a petista Kátia Maria (PT) subiu de 1,2% para 3,2%, enquanto o Prof. Weslei Garcia (PSOL) pontuou pela primeira vez com 1,6%, pois na contagem anterior ele ainda não estava na disputa.

As pessoas que pretendem anular seus votos totalizam 12,6% e os que não sabem ainda quem escolher representam 14,1% dos entrevistados.

Na ponteira da disputa, essa repetição no movimentação dos índices para cima de um pré-candidato e para baixo de outro confirma uma tendência de crescimento do Governador peessedebista e a mesma disposição inversa do senador democrata.

Analistas políticos comentam que a forte agenda de realizações do governador José Eliton e sua imagem mais para o técnico do que para o político estão lhe garantindo a vantagem sobre Caiado, que por sua vez tem uma personalidade reconhecidamente difícil de aglutinar e baixa capilaridade.

O tucano também tem a seu favor os índices de rejeição. Enquanto 12,7% dos goianos dizem não votar em Caiado de jeito nenhum, apenas 9,8% falam o mesmo sobre Eliton. Na sequência, o emedebista Daniel Vilela é rejeitado é rejeitado por 10,5% dos eleitores, o Weslei do PSOL por 7,6% e a petista Katia por 4,2%. Já 32% do eleitorado estadual afirma não rejeitar ninguém, 8,5% não querem saber de nenhum candidato e 14,6% não souberam responder as perguntas dos entrevistadores.

Com uma margem de erro de 3,9% para mais ou para menos, a pesquisa Directa foi feita em 60 municípios entre os dias 13 e 17 de junho, entrevistou 1.005 eleitores e foi registrada na Justiça eleitoral sob o protocolo GO-05434/2018.

Fonte: O Hoje (Publicação de 20/06/2018)


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png