• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

Estudo do Senai revela 30 ocupações que estão surgindo ou se fortalecendo no mercado de trabalho com


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgou nesta quinta-feira (5) um estudo que comprova que a corrida tecnológica promovida pela “Industria 4.0” está impactando fortemente nas profissões, a exemplo do que aconteceu nas três revoluções industriais anteriores.

O termo “Indústria 4.0” teve origem num projeto estratégico do governo alemão que visava promover uma maior informatização da manufatura, o que deu origem à quarta revolução industrial mundial.

Para entender esse processo de mutação do setor produtivo, é interessante lembrar como a indústria evoluiu na primeira revolução industrial com a mecanização da produção usando água e a energia a vapor, a segunda introduziu a produção em massa com o ouso da energia elétrica e a terceira veio com a revolução digital e o uso de aparelhos eletrônicos.

Resumidamente, agora a indústria segue para a utilização de sistemas ciber-físicos que tornam as fábricas inteligentes, interconectadas e alimentadas com dados, armazenados no que se chama de “nuvem”, capazes de reagir através de estímulos de sensores.

Baseado nesse cenário o Senai identificou 30 profissões em oito áreas que estão prosperando ou surgindo para se destacar no futuro próximo entre elas estão:

As tendências profissionais do nova indústria, cada dia mais baseada na tecnologia, transpassa setores econômicos, refletindo em mudanças das necessidades de aperfeiçoamento da mão de obra. Isso requer que trabalhadores reciclem e ampliem seus conhecimentos para entrar, voltar e ou até permanecer no mercado.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png