• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

Contra Fake News, WhatsApp disponibiliza nova ferramenta


A ferramenta está em teste desde o dia 10 de julho na Índia, o WhatsApp está disponibilizando informações sobre as mensagens transmitidas. Agora estará claro se cada mensagem é uma transmissão ou uma retransmissão.

O esforço atual se deu pelas mortes ocorridas na Índia de pessoas vítimas de boatos lançados no aplicativo.

Em que isso ajuda no combate ao Fake News?

Primeiramente, se a mensagem for uma falsa notícia e se tratar de uma “transmissão”, ou seja, de autoria do compartilhador, esse mesmo poderá ser responsabilizado diretamente pela publicação.

A segunda hipótese é quando o Fake News é “retransmitido” ou compartilhado, o compartilhador poderá ser responsabilizado, porém a nova ferramenta do aplicativo vai oferecer um caminho inverso da retransmissão para que o autor original da mensagem seja localizado “judicialmente”.

A contrainformação neste ano de eleições no Brasil pode ser o maior risco para o processo democrático nacional e isso parece que ficou claro para os aplicativos e provedores. Essa ferramenta específica, que deve ser disponibilizada pelo WhatsApp aqui também, será uma das melhores soluções apresentadas até agora e eu creio que outras devem ser anunciadas nos próximos dias”, disse o especialista em Marketing Digital paulista Geraldo Neves


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png