• Carlos Guglielmeli

Guarda Municipal de Valparaíso é chamada para dar apoio à Polícia Civil de Cristalina e apreende 23K


Na última quinta-feira (5), a Guarda Municipal de Valparaíso foi chamada para participar de uma operação conjunta com a Polícia Civil de Cristalina e a Guarda daquela cidade. O alvo era um traficante que as investigações preliminares apontavam se tratar de um grande produtor e distribuidor de drogas no entorno sul do Distrito Federal.

A Guarda Municipal de Valparaíso é a única força de segurança do estado de Goiás, fora da capital, equipada com cães farejadores. E foram esses cães que encontraram os 18Kg de maconha, 05Kg de cocaína, ambos enterrados em uma propriedade rural de Cristalina, além de uma arma calibre 38 escondido na casa.

O canil da corporação conta com três animais, dois próprios e um do GM adestrador, que no treinamento serviu de guia. Hoje os três estão aptos à localizar drogas, armas e outros produtos ilícitos.

Durante a última reunião do GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) realizada na terça-feira (10), o Subcomandante do 20º BPM (Valparaíso), Tenente Tiradentes, mencionou a qualidade que os cães e os Agentes da Guarda Municipal imprimem nas operações conjuntas chamadas de Madrugada Viva, “enquanto um policial leva de quinze a vinte minutos para fazer uma revista veicular, o cão guarda faz isso em no máximo dois minutos”.

Sobre os Guardas Municipais, eles são avaliados como, “capacitados, técnicos, aplicados e detentores do tirocínio necessário para fazer segurança pública”.

Em operações comandadas pela Polícia Militar e ou Polícia Civil em Valparaíso as equipes da Guarda Municipal já tiraram de circulação drogas e armas, contribuindo para a diminuição dos índices de criminalidade registrados no último trimestre na região.


Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?