• Carlos Guglielmeli

Guarda Municipal de Valparaíso é chamada para dar apoio à Polícia Civil de Cristalina e apreende 23K


Na última quinta-feira (5), a Guarda Municipal de Valparaíso foi chamada para participar de uma operação conjunta com a Polícia Civil de Cristalina e a Guarda daquela cidade. O alvo era um traficante que as investigações preliminares apontavam se tratar de um grande produtor e distribuidor de drogas no entorno sul do Distrito Federal.

A Guarda Municipal de Valparaíso é a única força de segurança do estado de Goiás, fora da capital, equipada com cães farejadores. E foram esses cães que encontraram os 18Kg de maconha, 05Kg de cocaína, ambos enterrados em uma propriedade rural de Cristalina, além de uma arma calibre 38 escondido na casa.

O canil da corporação conta com três animais, dois próprios e um do GM adestrador, que no treinamento serviu de guia. Hoje os três estão aptos à localizar drogas, armas e outros produtos ilícitos.

Durante a última reunião do GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) realizada na terça-feira (10), o Subcomandante do 20º BPM (Valparaíso), Tenente Tiradentes, mencionou a qualidade que os cães e os Agentes da Guarda Municipal imprimem nas operações conjuntas chamadas de Madrugada Viva, “enquanto um policial leva de quinze a vinte minutos para fazer uma revista veicular, o cão guarda faz isso em no máximo dois minutos”.

Sobre os Guardas Municipais, eles são avaliados como, “capacitados, técnicos, aplicados e detentores do tirocínio necessário para fazer segurança pública”.

Em operações comandadas pela Polícia Militar e ou Polícia Civil em Valparaíso as equipes da Guarda Municipal já tiraram de circulação drogas e armas, contribuindo para a diminuição dos índices de criminalidade registrados no último trimestre na região.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3