• Carlos Guglielmeli / Foto da capa: Linice Moreira

Secretaria de Educação de Valparaíso trás para os alunos das escolas municipais o projeto NAS ONDAS


O projeto Nas Ondas da Leitura é uma proposta pedagógica das editoras IMEPH e QU4TRO que provoca a mobilização das escolas e famílias para estimular a formação de crianças, jovens e futuros adultos leitores e escritores.

A implantação do projeto é uma ação do Governo Municipal de Valparaíso, por meio da Secretaria Educação e começou nesta terça-feira (21) com a capacitação dos responsáveis pedagógicos das escodas municipais.

Palestras como a do Professor Celso Antunes, Bacharelado e licenciado em Geografia, especialista em Inteligência e Cognição, Mestre em Ciências Humanas e autor de diversos livros didáticos e de abordagens educacionais traduzidos para diversas línguas, deram direção aos docentes de como inserir essa ferramenta de crescimento humano para os alunos valparaisenses.

Outra palestrante, a professora da UNB Lucília Garcez, graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, com mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, deu exemplos práticos de como capacitar os alunos para “decodificar informações escritas” e falou sobre o analfabetismo funcional, como diagnostica-lo e como trata-lo.

O “Nas Ondas da Leitura” existe desde 2012 e foi implantado em diversos municípios que já registraram crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) e do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), porém no Goiás o Valparaíso é pioneiro nessa aquisição.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Prof. Rudilene Nobre, “O intuito dessa iniciativa é garantir o desenvolvimento do processo educacional municipal que desencadeie no aprendizado dos alunos”.

Além da capacitação, o projeto disponibiliza material didático para os professores e um Kit com 5 Livros para os alunos, motivando-os a ler e, quem sabe, depois escrever suas próprias obras. Obras essas, que serão lançadas em uma "noite de autógrafos" programada para o final do ano.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3