• Carlos Guglielmeli / Foto da capa: Linice Moreira

Secretaria de Educação de Valparaíso trás para os alunos das escolas municipais o projeto NAS ONDAS


O projeto Nas Ondas da Leitura é uma proposta pedagógica das editoras IMEPH e QU4TRO que provoca a mobilização das escolas e famílias para estimular a formação de crianças, jovens e futuros adultos leitores e escritores.

A implantação do projeto é uma ação do Governo Municipal de Valparaíso, por meio da Secretaria Educação e começou nesta terça-feira (21) com a capacitação dos responsáveis pedagógicos das escodas municipais.

Palestras como a do Professor Celso Antunes, Bacharelado e licenciado em Geografia, especialista em Inteligência e Cognição, Mestre em Ciências Humanas e autor de diversos livros didáticos e de abordagens educacionais traduzidos para diversas línguas, deram direção aos docentes de como inserir essa ferramenta de crescimento humano para os alunos valparaisenses.

Outra palestrante, a professora da UNB Lucília Garcez, graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, com mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, deu exemplos práticos de como capacitar os alunos para “decodificar informações escritas” e falou sobre o analfabetismo funcional, como diagnostica-lo e como trata-lo.

O “Nas Ondas da Leitura” existe desde 2012 e foi implantado em diversos municípios que já registraram crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) e do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), porém no Goiás o Valparaíso é pioneiro nessa aquisição.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Prof. Rudilene Nobre, “O intuito dessa iniciativa é garantir o desenvolvimento do processo educacional municipal que desencadeie no aprendizado dos alunos”.

Além da capacitação, o projeto disponibiliza material didático para os professores e um Kit com 5 Livros para os alunos, motivando-os a ler e, quem sabe, depois escrever suas próprias obras. Obras essas, que serão lançadas em uma "noite de autógrafos" programada para o final do ano.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png