• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

Moradores de Valparaíso e região já comemoram cirurgias realizadas no Mutirão de Catarata


Minha vida já mudou 50% após a cirurgia. Eu fui muito bem atendido. Estou muito grato’’ (Joré Francisco Silva)

O Sr. Joré Francisco de 67 anos comemora a cirurgia feita recentemente no Hospital CAIS Valparaíso dentro do programa de Cirurgia de Cataratas do Governo Estadual.

Sem condições de pagar um tratamento particular, Joré procurou o Governo Junto de Você realizado entre os dias 21 e 24 de maio recente, onde foi lançado o programa, “eu participei do Governo Junto de Você que aconteceu no Céu Azul aqui em Valparaíso, em dois meses saiu à cirurgia’’, disse ele entusiasmado.

O marceneiro Enoque da Paz, morador de Padre Bernardo, operou os dois olhos depois de anos na espera. Satisfeito, o senhor de 80 anos elogiou o atendimento recebido do CAIS Valparaíso, “O atendimento foi muito bom, tão bom que não está escrito no céu’’.

Enoque operou os dois olhos, pois já tinha dificuldades de enxergar. ''Por conta da catarata, eu já não lia, não via o pôr do sol’’, desabafa.

Mais conhecido como Mutirão da Catarata, o Programa já atendeu cerca de duas centenas de pessoas no Hospital CAIS de Valparaíso, que foi a unidade de saúde escolhida ao lado do Hospital do Céu Azul para receber pacientes da própria Valparaíso e mais 18 municípios do entorno sul, devido a suas estruturas adequadas e suas localizações.

O objetivo anunciado pelo coordenador do programa, Paulo César, é zerar a fila de espera para esse procedimento, que chegava a 3,5 mil pessoas em todo o Goiás, conforme informações da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), para isso são estimadas a realização de 45 cirurgias por dia até o final do ano.

Paulo César explica que as pessoas que ainda não estiverem cadastradas para fazer a cirurgia , podem procurar a Secretaria de Saúde das suas cidades e se cadastrar no Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de garantir o procedimento. "Nós vamos atender os 19 municípios do entorno de Brasília", enfatiza ele.

* Imagem meramente ilustrativa.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png