• Carlos Guglielmeli

Em Valparaíso, pedestres que atravessam a BR 040 vão ganhar três novas passarelas


Mesmo com a desistência da concessão, nesta segunda-feira (10), a Via 040, concessionária exploradora da BR 040, ergueu placas indicativas dos locais onde serão construídas as novas Passarelas para Pedestres no perímetro que corta Valparaíso.

A muito tempo a segurança dos pedestres na travessia da BR 040 é tema de reivindicações e críticas populares, e com a decisão da Via 040 em desistir da concessão da rodovia, o cenário ficou ainda mais desanimador, pois passou a haver o que se chama “jogo de empurra” para determinar quem ou que órgão poderia e deveria assumir a responsabilidade pela solução dos problemas que vêm vitimando valparaisenses.

O governo municipal não tem recursos, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) dizia que não podia intervir porque o serviço era responsabilidade da empresa exploradora e essa empresa, a Via 040, dizia que não investiria mais no trecho por ter desistido do negócio.

Segundo o secretário municipal de infraestrutura, habitação e serviços urbanos de Valparaíso, Antônio Reis, foram necessárias mais de uma dezena de audiências, realizadas durante um ano inteiro, para que a solução fosse alcançada.

O Jornal Opção do Entorno apurou que valores da Via 040, já destinados à construção ou reforma de postos da PRF (Polícia Rodoviária Federal), foram realocados para atender a demanda de Valparaíso.

As novas passarelas vão ligar os bairros Cidade Jardins à Morada Nobre, Etapa E ao Ipanema e uma terceira vai ligar o Marajó ao Esplanada V. Ambas serão construídas com estruturas metálicas e mondadas, no mesmo modelo das duas outras já existentes na cidade.

Em sua rede social o prefeito Pábio Mossoró disse que essa é "Uma conquista do Governo Municipal em parceria com concessionária Via 040, ANTT, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, com o empenho da Senadora Lúcia Vânia e dos deputados Célio Silveira e Lêda Borges. Há um ano estamos juntos trabalhando para trazer esta obra tão importante para os valparaisenses e hoje estou feliz em ver este sonho tornar-se realidade".


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3