• Carlos Guglielmeli

Em Valparaíso, pedestres que atravessam a BR 040 vão ganhar três novas passarelas


Mesmo com a desistência da concessão, nesta segunda-feira (10), a Via 040, concessionária exploradora da BR 040, ergueu placas indicativas dos locais onde serão construídas as novas Passarelas para Pedestres no perímetro que corta Valparaíso.

A muito tempo a segurança dos pedestres na travessia da BR 040 é tema de reivindicações e críticas populares, e com a decisão da Via 040 em desistir da concessão da rodovia, o cenário ficou ainda mais desanimador, pois passou a haver o que se chama “jogo de empurra” para determinar quem ou que órgão poderia e deveria assumir a responsabilidade pela solução dos problemas que vêm vitimando valparaisenses.

O governo municipal não tem recursos, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) dizia que não podia intervir porque o serviço era responsabilidade da empresa exploradora e essa empresa, a Via 040, dizia que não investiria mais no trecho por ter desistido do negócio.

Segundo o secretário municipal de infraestrutura, habitação e serviços urbanos de Valparaíso, Antônio Reis, foram necessárias mais de uma dezena de audiências, realizadas durante um ano inteiro, para que a solução fosse alcançada.

O Jornal Opção do Entorno apurou que valores da Via 040, já destinados à construção ou reforma de postos da PRF (Polícia Rodoviária Federal), foram realocados para atender a demanda de Valparaíso.

As novas passarelas vão ligar os bairros Cidade Jardins à Morada Nobre, Etapa E ao Ipanema e uma terceira vai ligar o Marajó ao Esplanada V. Ambas serão construídas com estruturas metálicas e mondadas, no mesmo modelo das duas outras já existentes na cidade.

Em sua rede social o prefeito Pábio Mossoró disse que essa é "Uma conquista do Governo Municipal em parceria com concessionária Via 040, ANTT, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, com o empenho da Senadora Lúcia Vânia e dos deputados Célio Silveira e Lêda Borges. Há um ano estamos juntos trabalhando para trazer esta obra tão importante para os valparaisenses e hoje estou feliz em ver este sonho tornar-se realidade".


Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?