• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

PT confirma Haddad candidato no lugar de Lula


Depois de meses manobrando na justiça para manter o nome de Lula como o candidato a presidente do partido, no começo da tarde dessa terça-feira (11) a Executiva Nacional do PT confirmou o nome de Fernando Haddad como substituto do ex-presidente no pleito eleitoral deste ano.

Lula é condenado em 2ª instância pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do Triplex do Guarujá (SP), por isso está preso na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba desde Abril.

Recentemente o ex-presidente teve o registro de candidatura indeferido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por esses motivos.

Numa reunião da cúpula petista, a substituição foi definida por unanimidade. O deputado José Guimarães (PT-CE), que esteve presente no evento, afirmou que a ex-deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB) será confirmada como vice na chapa de Haddad. Manuela já havia desistido de se candidatar à Presidência após decisão do seu partido de apoiar o PT.

O TSE deu um prazo para o PT anunciar até esse dia 11 a substituição do nome de Lula na chapa presidencial, sob risco de o partido não poder lançar candidatura ao Palácio do Planalto.

A Justiça Eleitoral definiu também que o PT retire do ar todas as propagandas eleitorais em que o ex-presidente aparece como candidato. Se a medida for descumprida, há o risco de a coligação ter a propaganda suspensa pelos integrantes da Corte.


Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?