• Carlos Guglielmeli

Alunos das escolas públicas de Valparaíso e convidadas de Brasília dão Show durante a Caminhada para


Alunos das escolas públicas de Valparaíso e convidadas de Brasília dão Show durante a Caminhada para a Vida

A Caminhada para a Vida em Valparaíso foi realizada na última sexta-feira (14) com a organização das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Cultura, Juventude, Desporto e Lazer e protagonismo total dos alunos das escolas públicas da cidade e algumas convidadas de Brasília.

O evento foi o ponto culminante de todas atividades que vêm sendo realizadas no decorrer do Setembro Amarelo, mês mundial de combate ao suicídio.

No Brasil 32 pessoas se suicidam a cada dia, cerca de uma a cada 45 minutos, dentre as quais pouco mais de 70% têm entre 14 e 22 anos, a maioria cursando o ensino médio, talvez por isso a necessidade de envolver os estudantes da cidade no evento.

Bullying, pressão para se adequarem aos estereótipos do momento, problemas familiares e sociais são os principais fatores apontados pelos testemunhos de jovens com causa da depressão que os levou às drogas e ao desejo suicida.

Falar é a melhor solução – Esse foi o lema do ano adotado pela CVV (Centro de Valorização da Vida) que Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.