• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

Três Projetos de Lei de estudantes goianos são selecionados para o PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO


O PJB – Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia e cidadania realizada pela Câmara Federal que consiste na simulação das atividades parlamentares feita por estudantes representantes de todos os estados brasileiro e o Distrito Federal.

Realizado a 15 anos, em 2018 o PJB vai acontecer entre os dias 1º e 5 de outubro com a participação de três estudantes do estado de Goiás, Mayara Zakzak Borges, do 3º ano do Colégio Estadual Coronel Achiles de Pina, Anápolis, que foi selecionada com um Projeto de Lei voltado para a educação; Lúcas Rodrigues Queiroz, do 3º ano, do Colégio Protágoras de Goiânia, selecionado com um Projeto de Lei sobre Meio Ambiente e Antônio Ordones Neto, do 3º ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás em Goiânia, selecionado com um Projeto de Lei sobre Educação.

Houveram 1.456 projetos inscritos, dos quais 78 foram selecionados para serem apresentados, e votados em Brasília pelos próprios alunos autores, todos com idade entre 16 e 22 anos, estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares, ou do 2º, 3º e 4º ano do ensino técnico integrado ai ensino médio.

Nesta edição não há representates de Valparaíso e ou do entorno goiano do Distrito Federal, mas o Jornal Opção do Entorno divulga abaixo como participar do projeto para que os alinos comecem a se preparar para a edição de 2019

Para participar, os candidatos devem ter entre 16 e 22 anos, ser aluno regular do 2° ou 3° ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares; ou do 2°, 3° ou 4° ano do ensino técnico integrado ao ensino médio.

O processo seletivo do PJB ocorre em duas etapas. Na pré-seleção, o estudante cria um projeto de lei e faz a inscrição em sua escola ou na Secretaria de Educação do seu estado, que procede e avalia a triagem inicial. A seleção final é feita pela Câmara dos Deputados, onde uma comissão de analistas legislativos e outros servidores analisam e classificam os projetos selecionados de acordo com critérios como justificativa, clareza e originalidade.

O total de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal respeita a proporção de 1 para 8, ou seja, a cada oito deputados federais, um deputado jovem é selecionado.

Mais informações podem ser obtidas na página do PJB no portal da Câmara dos Deputados ou na fanpage do projeto.

(Clique na Imagem para ampliá-as)


Publicidade

1/3
Bolsonaro_oferece_cloroquina_à_uma_Ema_
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png