• Carlos Guglielmeli

Em Valparaíso os surdos passam a contar com um intérprete em libras no Site da prefeitura


Comemorado em 26 de setembro, o dia do surdo em Valparaíso foi marcado pelo lançamento de uma nova ferramenta virtual que realiza a tradução dos textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libra).

A importância dessa ferramenta de inclusão se justifica pelos serviços disponíveis no Site da prefeitura, antes os surdos tinham dificuldades, por exemplo, para empreender e emitir suas Notas Fiscais Eletrônicas, principalmente na primeira vez. Sem contar que várias oportunidades e obrigações são anunciadas em vídeos.

Um simpático interprete virtual 3D da empresa Hand Talk, apelidado de Hugo, vai ajudar, segundo as estimativas da Central de Interpretação de Libras de Valparaíso que já atente a comunidade surda, cerca de 150 valparaisenses com essa necessidade e a mesma quantidade de pessoas das cidades vizinhas.

Segundo a Hand Talk, empresa especializada em acessibilidade para surdos, os sites que contam com a tecnologia passam a abrir as portas para um público de milhões de pessoas de forma inovadora e socialmente responsável, dando autonomia para seus usuários surdos. “O software facilita a identificação e o acesso ao Tradutor de Sites pelos surdos, que são bastante visuais”, pontuou”.

A assessoria de comunicação do governo municipal diz que o objetivo da ferramenta é “democratizar o acesso à informação e aos serviços cada dia mais presentes no Site da prefeitura”.

Fonte: Site e ASCOM (Assessoria de Comunicação) da Prefeitura de Valparaíso


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png