• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

Contra todos os protocolos da política tradicional, Bolsonaro é eleito Presidente do Brasil


Contra todos os protocolos da política tradicional, Bolsonaro é eleito Presidente do Brasil

Sem um grande partido ou espaço nas mídias tradicionais, neste domingo (28) o candidato Jair Messias Bolsonaro (PSL) foi eleito Presidente do Brasil com 55,13% dos votos válidos, contra 44,87% do rival Fernando Haddad (PT).

Ao lado da esposa Michele e de uma interprete em libras, Bolsonaro fez sua primeira fala, já como presidente eleito, da mesma maneira como se comunicou com os eleitores durante a campanha, em uma transmissão ao vivo via rede social, sobre a mesa uma Bíblia, a Constituição Brasileira e um livro de Winston Churchill.

"Não podíamos mais continuar flertando com o socialismo, o comunismo e o extremismo da esquerda. (...) O que eu mais quero, seguindo o ensinamento de Deus, ao lado da Constituição brasileira, me inspirando em grandes líderes mundiais e com uma boa assessoria técnica e profissional, isenta das indicações políticas de praxe, começar a fazer um governo, a partir do ano que vem, que possa colocar o Brasil em um lugar de destaque" disse ele.

Minutos depois Bolsonaro fez um discurso à imprensa e mais uma vez adotou o tom conciliador em que parece pretender pôr fim à disputa eleitoral, "não existem brasileiros do Sul e do Norte. Somos todos um só país, somos todos uma só nação" e completou se dirigindo aos jovens, “vamos governar com os olhos nas futuras gerações e não na próxima eleição".

Aparentemente sem querer perder tempo, o presidente eleito abordou assuntos considerados espinhosos, mas urgentes como a reformulação do Pacto Federativo, "Os recursos federais irão diretamente do governo central para os estados e municípios. Precisamos de mais Brasil e menos Brasília".

Sobre economia Bolsonaro se manifestou a respeito do déficit público, "vamos quebrar o ciclo vicioso do crescimento da dívida [pública]” e completou, "o governo dará um passo atrás, reduzindo sua estrutura e cortando privilégios, para que a sociedade dê muitos passos à frente".

Após uma ligação do presidente Michel Temer para parabenizar peesselista, interlocutores de Bolsonaro comentaram que a transição já deve começar já nesta semana no Palácio do Planalto.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3