• Carlos Guglielmeli

Valparaíso inaugura seu primeiro parque ecológico


A Reserva Paraíso, primeiro parque ecológico de Valparaíso de Goiás, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (23) em um evento que contou com a presença da população, das principais autoridades do município e do estado na região.

Implantada em cerca de 25.000m², a Reserva Paraíso, nome escolhido pela população em uma enquete eletrônica, foi criada pela Lei 888 de 2011, proposta pela então prefeita Leda Borges e aprovada na Câmara Municipal com o voto, inclusive, do prefeito Pábio Mossoró, que à época exercia seu primeiro mandato como vereador.

Hoje deputada estadual e presente na inauguração, Leda Borges comemorou: “Nada melhor que a gente sonhar um sonho. Deus me deu a graça de criar este parque em Lei, lá atrás, para preservar a área (...), mas quando eu assumi a prefeitura tinha muita resistência para que tudo isso tivesse acontecido aqui. Alguém abre o caminho para que todos realizem. Eu acho que fui essa pessoa, que abri os caminhos, e ando pagando um preço muito alto por isso, mas essa é a minha missão e eu estou muito feliz”.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Rafael Viana, ainda haverá mais áreas de preservação na cidade.

Como engenheiro Ambiental e secretário de meio ambiente, eu estou muito feliz por este momento (...). Quando o prefeito me convidou para estar secretário ele falou que queria estar no ano seguinte com o nosso parque ecológico implantado, eu falei que com fé em Deus nós iríamos conseguir e eu sou um pouco ambicioso, eu acredito que esse seja o primeiro de mais quatro unidades de conservação (...) nas remanescentes florestais do município”, disse Viana.

Já o prefeito Pábio Mossoró não escondeu o entusiasmo com o feito, que na imprensa está sendo retratado como uma das grandes marcas da sua gestão, mesmo que ela ainda tenha dois anos pela frente. “O sonho foi sonhado lá atrás e hoje nós estamos realizando. (...) Hoje nós estamos entregando para a nossa sociedade de Valparaíso esse instrumento público, que as vezes não é uma grande obra para alguns, mas para o ser humano, para a família essa é a oportunidade dela ter um momento de lazer, de paz em contato com a natureza" disse o prefeito.

Localizado as margens da BR 040, do lado contrário da Havan, a Reserva Paraíso conta com uma pista de cooper ou caminhada, um parquinho para as crianças, um belíssimo espaço para convivência, um lago e muita fauna e flora para serem admirados.


Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?