• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

Prazo para alistamento militar começou nesta quarta-feira


Começou nesta quarta-feira (2) o prazo para que jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano, se alistem para o serviço militar obrigatório.

O alistamento pode ser feito até o dia 30 de junho pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente de segunda à sexta-feira, das 08 às 17 horas na junta militar, que em Valparaíso fica na Avenida Comercial Sul, Área Verde 3, no bairro Cidade Jardins (em frente ao Centro de Reabilitação e no mesmo).

Constitucionalmente, a obrigatoriedade da prestação de serviço militar pode ser substituída por serviços alternativos às atividades de caráter militar quando o jovem alega “imperativo de consciência” para não engajar em uma das forças armadas, Exército, Marinha ou Aeronáutica, por crença religiosa, convicção filosófica ou política.

Quem está na faixa da obrigatoriedade e não se alistar, pode ser penalizado com multa, cujo valor varia do tempo que ele demorar para se apresentar, ser impedido de tirar passaporte, assumir cargos públicos, entre outras sanções.

Para o Ministério da defesa, o serviço militar é um instrumento de fortalecimento da unidade nacional, além de promover e capacitar quadros para as forças armadas.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png