- Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução
Senador novato, Davi Alcolumbre, desbanca Renan Calheiros e é eleito Presidente do Senado Federal

A sessão para escolher quem ocupará a presidência do Senado pelos próximos dois anos se iniciou na tarde de sexta (1), mas foi suspensa e adiada para este sábado (2), devido ao impasse sobre o voto secreto ou aberto.
Com pouco mais cerca de 9 horas de sessão, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito com 42 dos 77 votos.
Aos 41 anos e em seu primeiro mandato como Senador da República, o parlamentar exibiu a habilidade das “velhas raposas” da política nacional. Na sexta-feira conseguiu se manter na presidência interina da casa e aprovou o voto aberto, que teoricamente prejudicaria Renan Calheiros (MDB-AL). No dia seguinte consolidou-se definitivamente como antagonista do emedebista.
A segunda cartada de mestre de Alcolumbre, decisiva para a sua vitória, foi justamente potencializar essa polarização entre ele e Calheiros.
Para não correr o risco de serem presididos pelo multi-processado do MDB e nadar contra a pressão popular os também candidatos, Major Olímpio (PSL-SP), Simone Tebet (MDB-MS) e Álvaro Dias (Podemos-PR) desistiram da disputa em favor do Democrata.
Na primeira tentativa de votação, um erro, foram depositados 82 votos na urna, sendo que só há 81 senadores. O estopim para mais debate acirrado, mas mesmo que aquela apuração tenha sido cancelada, serviu para revelar a provável vitória de Davi.
Apesar de uma liminar concedida pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, determinando a votação secreta, boa parte dos senadores declararam seus votos em Davi e alguns poucos em Esperidião Amin (PP-SC), por isso, percebendo a derrota eminente, na segunda tentativa de eleição, Renan Calheiros desistiu de concorrer.
Confira o resultado da eleição:
Davi Alcolumbre (DEM-AP): 42 votos
Esperidião Amin (PP-SC): 13 votos
Ângelo Coronel: (PSD-BA): 8 Votos
Reguffe (sem partido): 6 votos
Renan Calheiros (MDB-AL): 5 Votos
Fernando Collor (PROS-AL): 3
Quatro senadores não votaram, Jader Barbalho, Renan Calheiros e Eduardo Braga, ambos do MDB e Maria do Carmo do DEM
#SenadoFederal #DaviAlcolumbre #RenanCalheiros #PresidentedoSenado #EleiçãoParaPresidentedoSenado #Valparaíso #ValparaísodeGoiás #NotíciasdoValparaíso #SitedeNotíciasdoEntorno #SitedenotíciasdoValapraíso #NotíciasdoEntorno #JornalOpçãodoEntorno #OpçãodoEntorno #EntornoSul