• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

Bolsonaro nos EUA, o que foi bom e o que faltou? Veja como analistas avaliam


A visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos terminou aparentemente com um saldo positivo, que ele vai poder exibir como resultado de sua política externa.

O uso comercial do centro de lançamento espacial de Alcântara, no Maranhão e as promessas do presidente norte-americano, Donald Trump, em apoiar o ingresso do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), organização que reúne países desenvolvidos e para garantir ao país o status de aliado extra-Otan, foram as conquistas relacionadas pela delegação brasileira como concretas.

Porém, para alguns analistas, tudo isso ainda é incerto.

Uma tentativa semelhante, de uso compartilhado da Base Espacial de Alcântara já foi tentada nos anos 2.000 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi barrada no Congresso Nacional, mas o governo Bolsonaro sustenta que a nova versão, gestada ainda no governo de Michel Temer, é diferente e não fere a soberania nacional.

Quanto a promessa de apoio ao ingresso na OCDE, ela veio atrelada à reivindicação de que o Brasil abra mão do status de "país em desenvolvimento" na Organização Mundial do Comércio. E mesmo que isso aconteça, o aval de Trump, mesmo sendo importante, não garante livre acesso à organização.

Mas apesar dessas “abstratices” do que foi considerado como concreto pelo governo, o professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Oliver Stuenkel, avaliou que a viagem teve um saldo realmente positivo para Bolsonaro ao fortalecê-lo junto a base do seu governo.

"Ele [Bolsonaro] enfrentou muitas dúvidas recentemente dentro do governo, de militares e economistas, e com essa visita ele consegue satisfazer esses dois grupos", avaliou Stuenkel.

#BolsonaronaCasaBlanca #BolsonaroeTrump #VisitadeBolsonaroaosEstadosUnidos #BolsonaronosEstadosUnidos #JornaldenotíciasdeValparaíso #NotíciasdeLuziânia #NotíciasdeNovoGama #NotíciasdeCidadeOcidental #NotíciasdoEntorno #NotíciasdoValparaíso #SitedeNotíciasdoEntorno #SitedenotíciasdoValapraíso #OpçãodoEntorno #JornalOpçãodoEntorno #Valparaíso #ValparaísodeGoiás

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png