• Carlos Guglielmeli / Imagens: Reprodução

Lêda Borges participa de sessão para a criação da Região Metropolitana do Distrito Federal e lamenta


A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) participou na manhã desta terça-feira (16) da sessão que votaria o relatório favorável à MP 862/2018 que cria a Região Metropolitana do Distrito Federal, realizada no Congresso Nacional.

Mais uma vez a parlamentar lamentou a ausência do governador Ronaldo Caiado (DEM) na discussão dessa pauta, que é considerada de extrema importância, principalmente para municípios goianos como Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Água Lindas.

Estamos de novo colocando nossa posição favorável [à criação da Região Metropolitana], mesmo que esteja havendo uma manobra do governo do estado de Goiás para que ela não seja aprovada”, disse Lêda Borges.

Segundo a deputada, que é representante da região, “o importante agora é fazer integração [das cidades goianas e mineiras, limítrofes ao Distrito Federal, com a própria capital do país] e depois discutir o percentual do fundo”.

Com integração dos municípios do entorno e o Distrito Federal, as unidades federativas vão poder interagir com políticas públicas comuns nas áreas de segurança pública, saúde, educação, transporte público e infraestrutura, por exemplo. Para isso é criado um fundo abastecido pelos estados e pela União.

Analistas políticos da região avaliam que a tentativa do governador Caiado em frustrar esse projeto é justamente para fugir da obrigatoriedade de investir na região pelo fundo que seria criado.

Novamente o projeto não avançou, agora por falta de consenso no relatório do deputado relator José Nelto (Podemos), que é da base caiadista.

Nelto fez adições ao texto original, o que prejudica a tramitação do projeto.

#RegiãometropolitanadoDistritoFederal #JoséNeltonPodemos #DeputadaLêdaBorges #LêdaBorgesEleitapolíticadoano2018 #LêdaBorges #LêdaBorgesédestaque #DeputadaLedaBorges #LedaBorges #DeputadaestadualdeGoiás #MP8622018 #MP862 #SitedenotíciasdoValapraíso #JornaldenotíciasdeValparaíso #NotíciasdeNovoGama #NotíciasdoEntorno #NotíciasdoValparaíso #NotíciasdeCidadeOcidental #SitedeNotíciasdoEntorno #NotíciasdeLuziânia #JornalOpçãodoEntorno #OpçãodoEntorno

Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3