• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

Mesmo longe de ser o estado mais endividado do país, Caiado propõe decretar moratória das dívidas de


No final da manhã desta segunda-feira (7), o governador Ronaldo Caiado (DEM) iniciou a escrever uma página da sombria da história de Goiás ao propor decretar moratória da dívida pública estadual.

Isso significa que, na prática, o estado pretende decretar falência e portanto, dar calote em todos os seus credores, incluindo nos seus servidores.

A notícia foi dada no plenário da Alego (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás) pelo deputado Cláudio Meireles (PTC).

O que causou surpresa nos analistas políticos e econômicos é que a medida foi proposta mesmo que as notas do estado, na análise feita pelo Tesouro Nacional sobre sua capacidade de pagamento, sejam melhores que as de outras unidades federativas que estão honrando seus compromissos.

Goiás tem, por exemplo, nota B na relação da Despesa Corrente versus Receita Corrente.

Sobre o que esse decreto pode causar à sociedade goiana, um “estado caloteiro” normalmente não atrai investidores ou investimento, perde sua capacidade de buscar dinheiro nas instituições financeiras e pode perder inclusive os repasses federais.

A moratória dá o direito legal do estado não pagar seus credores, não sai mais dinheiro, mas paralisa a economia, interrompe a entrada de recursos, gerando desemprego e tornando a sua recuperação ainda mais difícil. Por isso essa é a última alternativa para quase todos os gestores, exceto para Ronaldo Caiado.

#RonaldoCaiado #GovernadorRonaldoCaiado #Caiadodecretamoratóriadadívidaestadual #GovernadorCaiadodecretaMoratória #GovernoCaiado #GovernoRonaldoCaiado #NotíciasdoVal #NotíciasdeLuziânia #NotíciasdeCidadeOcidental #NotíciasdoValparaíso #SitedenotíciasdoValapraíso #NotíciasdeNovoGama #NotíciasdoEntorno #SitedeNotíciasdoEntorno #JornaldenotíciasdeValparaíso #JornaldeValparaíso #OpçãodoEntorno #JornalOpçãodoEntorno #AlôValparaíso #ReageEntorno #NuGoiás

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png