• Carlos Guglielmeli

VLT que vai ligar Valparaíso à Brasília faz primeira viagem teste com a supervisão do governador do


VLT que vai ligar Valparaíso à Brasília faz primeira viagem teste com a supervisão do governador do DF, Ibaneis Rocha

Nesta terça-feira (04) um vagão de teste fez a primeira viagem experimental do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai ligar Valparaíso à Brasília.

O veículo com capacidade para 10 pessoas partiu de Brasília para Valparaíso trazendo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a bordo.

Estamos tentando trazer uma forma de transporte segura e de qualidade, que melhore a acessibilidade no DF. Essa é uma viagem experimental, que dá o primeiro passo no rumo da implementação da fase 1 desse novo modal. Estamos felizes”, comentou Ibaneis.

Durante a viagem, o emedebista teria recebido uma ligação ríspida do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que estaria enciumado com o protagonismo do brasiliense.

O equipamento utilizado neste teste ainda não é o definitivo, mas tem especificações semelhantes para, durante as viagens, coletar dados que indiquem a necessidade de ajustes antes do início das operações com passageiros.

Na chegada em Valparaíso, o governador do Distrito Federal foi recebido pelo prefeito Pábio Mossoró (PSDB) que estava acompanhado do secretário de governo Plácido Cunha (MDB) e dos vereadores Zeca (SD) e Flávio Lopes (PP).

Segundo o prefeito valparaisense, “foram avaliados os primeiros elementos para fazer os ajustes necessários, que vão possibilitar definir o preço da passagem e iniciar o transporte de passageiros”.

Esse é um projeto da União que começou a ser desenvolvido de maneira mais concreta em meados de 2010, com a formação de um consórcio envolvendo os municípios do Entrono, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e os governos de Goiás e Distrito Federal, mas que ficou paralisado nos últimos 6 ano.

A retomada do projeto se deu no início deste ano com a demonstração de boa vontade do GDF às provocações feitas pela deputada Lêda Borges (PSDB), que já no 16º dia do governo Ibaneis esteve em audiência com o secretário de mobilidade urbana do Distrito Federal, Valter Casimiro e pelo diligenciamento do prefeito Pábio Mossoró, que também se reuniu com o secretariado vizinho .

Inicialmente os testes estavam anunciados para o final de janeiro, porém ajustes nos estudos feitos pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e os governos locais impôs o atraso na programação.

Os próximos passos agora são, aplicar as correções apontadas como necessárias pelos testes, calcular o valor das passagens e iniciar as operações com passageiros após a chegada dos vagões definitivos, que são semelhantes aos utilizados em Recife, Maceió, Natal e João Pessoa.

#ANTT #LêdaBorgesPSDB #LêdaBorgesécontraoFechamentodasEscolasMili #DeputadaLêdaBorges #DeputadaLedaBorges #CaiadomandaatacarLedaBorges #PábioMossoró #PrefeitoPábioMossoró #GovernoPábioMossoró #VLTValparaísoBrasília #VLT #RonaldoCaiado #GovernoRonaldoCaiado #GovernadorRonaldoCaiado #IbaneisRocha #GovernadorIbaneisRocha #ValterCasimiro #secretáriodemobilidadeurbanadoDF #CBTU #CompanhiaBrasileiradeTrensUrbanos #AlôValparaíso #PopulaçãoAtiva #NotíciasdoVal #NotíciasdeLuziânia #NotíciasdeCidadeOcidental #NotíciasdoValparaíso #SitedenotíciasdoValapraíso #NotíciasdeNovoGama #NotíciasdoEntorno #SitedeNotíciasdoEntorno #ValparaísobemInformado #GuardaMunicipaldeValparaísodeGoiás #ReageEntorno #EntornodeBrasília #Entorno #EntornodoDF #EntornoSul #EntornodoDistritoFederal #JornaldenotíciasdeValparaíso #OpçãodoEntorno #JornalOpçãodoEntorno #JornaldeLuziânia #JornaldeNovoGama #JornaldeValparaíso #JornaldeCidadeOcidental

Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3