• Carlos Guglielmeli / Imagem: reprodução

Relator da previdência busca entendimento às vésperas de apresentar relatório


Relator da previdência busca entendimento às vésperas de apresentar relatório

O relator da Reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB), intensifica a as reuniões com as bancadas e técnicos para ajustar detalhes do relatoria que vai apresentar em poucos dias.

Moreira chegou a comentar que apresentaria o relatório da PEC (Projeto de Emenda Constitucional) da Reforma da Previdência entre quarta-feira e quinta-feira da próxima semana, porém seus planos podem ser adiados devido à reunião que terá com os governadores.

A mais nova polêmica da reforma é sobre a manutenção ou não dos estados e municípios dentro da proposta enviada pela Presidência da República.

Os deputados resistem em arcar com o ônus de aprovar uma reforma da Previdência que inclua estados e municípios, onde estão seus eleitores.

Já os governadores e prefeitos entendem que se o congresso nacional não fizer a reforma geral, eles terão dificuldades em aprovar as mudanças de maneira que elas resolvam seus déficits previdenciários

Caso os deputados insistam em retirar os estados e municípios da reforma, os governadores e entidades representantes dos prefeitos articulam com o deputado alternativas de facilitar suas reformas locais, uma das opções seria que o congresso os autorize a fazê-las por meio de decretos, sem a necessidade de leis aprovadas nas assembleias estaduais e nas câmaras municipais.

O presidente da Câmara federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a cogitar que estados e municípios promovam suas reformas via PLO (Projeto de Lei Ordinária), o que exige menos votos por não prever quóruns qualificados nas Assembleias e nas Câmaras.

Rodrigo Maia vai se reunir pessoalmente neste domingo próximo (09) com deputados do chamado Centrão para tratar desse e de outros pontos polêmicos, na segunda-feira (10) a reunião será com os líderes de bancadas.

A corrida é para aprovar a reforma antes do recesso parlamentar do meio de ano, conforme haviam se comprometido tanto o presidente da Câmara, quanto o relator do projeto.

#ReformadaPrevidência #DeputadoSamuelMoreira #DeputadoRodrigoMaia #rodrigoMaia #PEC #ProjetodeEmendaConstitucional #JornaldenotíciasdeValparaíso #SitedeNotíciasdoEntorno #NotíciasdoEntorno #NotíciasdeNovoGama #NotíciasdeCidadeOcidental #AlôValparaíso #NotíciasdeLuziânia #NotíciasdoValparaíso #CrimeemValparaíso #ValparaísobemInformado #PSDBdeValparaísodeGoiás #OpçãodoEntorno #EntornodoDistritoFederal #EntornoSul #ReageEntorno #EntornodoDF #Entorno #EntornodeBrasília #NotíciasdoVal #SitedenotíciasdoValapraíso #JornalOpçãodoEntorno #JornalOpção #JornaldeCidadeOcidental #JornaldeValparaíso #JornaldeNovoGama #JornaldeLuziânia #Luziânia #FábioCorreadeCidadeOcidental #ViaSacraemNovoGama

Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3