• Carlos Guglielmeli

Angela Merkel considera Dramático o que está acontecendo no Brasil sob o ponto de vista ambiental


A chanceler alemã disse na quarta-feira (26) recente ver com “grande preocupação” a atual situação brasileira no que diz respeito à questões ambientais, momento que ela descreveu como “dramático”.

Essas observações, que em separado descontextualizam a verdadeira abordagem de Angela Merkel, foram feitas ao defender a continuidade das negociações para estabelecer uma zona de livre comércio entre União Europeia e o Mercosul.

Durante uma sessão no Parlamento em Berlim, a deputada do Partido Verde, Anja Hajduk, questionou se o governo alemão devia seguir nas negociações de livre-comércio entre os blocos europeu e sul-americano no momento em que ambientalistas, defensores dos direitos humanos e cientistas denunciam uma deterioração dessas frentes no Brasil.

Para Hajduk, a União Europeia deveria usar seu peso econômico para pressionar os países, que com ela quiserem se relacionar, a observarem a preservação do meio ambiente e os direitos humanos, por exemplo.

Em resposta Angela Merkel disse que vê a situação brasileira nestas frentes com “preocupação” e como “dramática”, mas emendou avaliando que abrir mão do relacionamento comercial, neste caso não seria a solução, pelo contrário.

Eu, assim como você, vejo com grande preocupação a questão da atuação do novo presidente brasileiro. E a oportunidade será utilizada, durante a cúpula do G20, para falar diretamente sobre o tema, porque eu vejo como dramático o que está acontecendo no Brasil”, disse a chanceler.

Eu não acho que não levar adiante um acordo com o Mercosul vá fazer com que um hectare a menos de floresta seja derrubado no Brasil. Pelo contrário. Eu vou fazer o que for possível, dentro das minhas forças, para que o que acontece no Brasil não aconteça mais, sem superestimar as possibilidades que tenho. Mas não buscar o acordo de livre-comércio, certamente, não é a resposta para essa questão.” Completou Merkel.

#AngelaMerkel #UniãoEuropeia #Mercosul #Livrecomercio #LivrecomercioentreUniãoEuropeiaeMercosul #OpçãodoEntorno #JornalOpção #JornalOpçãodoEntorno #Valparaíso #ValparaísodeGoiás #JornaldeCidadeOcidental #Jornal #JornaldeValparaíso #JornaldenotíciasdeValparaíso #JornaldeNovoGama #JornaldeLuziânia #SitedeNotíciasdoEntorno #NotíciasdoEntorno #NotíciasdeNovoGama #NotíciasdeCidadeOcidental #NotíciasdeLuziânia #NotíciasdoValparaíso #NotíciasdoVal #SitedenotíciasdoValapraíso

Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3