• Carlos Guglielmeli

Angela Merkel considera Dramático o que está acontecendo no Brasil sob o ponto de vista ambiental


A chanceler alemã disse na quarta-feira (26) recente ver com “grande preocupação” a atual situação brasileira no que diz respeito à questões ambientais, momento que ela descreveu como “dramático”.

Essas observações, que em separado descontextualizam a verdadeira abordagem de Angela Merkel, foram feitas ao defender a continuidade das negociações para estabelecer uma zona de livre comércio entre União Europeia e o Mercosul.

Durante uma sessão no Parlamento em Berlim, a deputada do Partido Verde, Anja Hajduk, questionou se o governo alemão devia seguir nas negociações de livre-comércio entre os blocos europeu e sul-americano no momento em que ambientalistas, defensores dos direitos humanos e cientistas denunciam uma deterioração dessas frentes no Brasil.

Para Hajduk, a União Europeia deveria usar seu peso econômico para pressionar os países, que com ela quiserem se relacionar, a observarem a preservação do meio ambiente e os direitos humanos, por exemplo.

Em resposta Angela Merkel disse que vê a situação brasileira nestas frentes com “preocupação” e como “dramática”, mas emendou avaliando que abrir mão do relacionamento comercial, neste caso não seria a solução, pelo contrário.

Eu, assim como você, vejo com grande preocupação a questão da atuação do novo presidente brasileiro. E a oportunidade será utilizada, durante a cúpula do G20, para falar diretamente sobre o tema, porque eu vejo como dramático o que está acontecendo no Brasil”, disse a chanceler.

Eu não acho que não levar adiante um acordo com o Mercosul vá fazer com que um hectare a menos de floresta seja derrubado no Brasil. Pelo contrário. Eu vou fazer o que for possível, dentro das minhas forças, para que o que acontece no Brasil não aconteça mais, sem superestimar as possibilidades que tenho. Mas não buscar o acordo de livre-comércio, certamente, não é a resposta para essa questão.” Completou Merkel.

#AngelaMerkel #UniãoEuropeia #Mercosul #Livrecomercio #LivrecomercioentreUniãoEuropeiaeMercosul #OpçãodoEntorno #JornalOpção #JornalOpçãodoEntorno #Valparaíso #ValparaísodeGoiás #JornaldeCidadeOcidental #Jornal #JornaldeValparaíso #JornaldenotíciasdeValparaíso #JornaldeNovoGama #JornaldeLuziânia #SitedeNotíciasdoEntorno #NotíciasdoEntorno #NotíciasdeNovoGama #NotíciasdeCidadeOcidental #NotíciasdeLuziânia #NotíciasdoValparaíso #NotíciasdoVal #SitedenotíciasdoValapraíso

Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?