• Carlos Guglielmeli

Morre aos 88 anos o cantor e compositor João Gilberto, pai da Bossa Nova


O cantor e compositor João Gilberto, um dos criadores da bossa nova, morreu neste sábado, 6, segundo uma postagem de seu filho João Marcelo nas redes sociais.

"Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da independência. Agradeço minha família por estar aqui por ele", escreveu o filho do cantor.

Filho do comerciante Juveniano Domingo e da católica Martinha do Prado, João Gilberto nasceu e vivei em Juazeiro do Norte até 1942, quando tinha 11 anos e seguiu para estudar em Aracajú, onde ficou por 4 anos até volta para a terra natal.

Não durou muito tempo, aos 18 anos já trabalhava de carteira assinada na Rádio Sociedade de Bahia em Salvador onde tentava, em vão, seguir os passos de Orlando Silva

No Rio de Janeiro, já aos 26 anos, João Gilberto encontrou a sorte ao lado do também violinista e produtor Roberto Menescal.

Surge então a Bossa Nova em 1958 com o disco Canção do Amor Demais de Elizete Cardoso, onde João era responsável por duas faixas, Outra Vez e Chega de Saudade.

Um mês depois, o juazeirense já gravava seu primeiro LP como uma aposta de Tom Jobim, Dorival Caymmi, e Aloysio de Oliveira.

A causa da morte de João Gilberto, bem como o local onde será velado ainda não foram confirmados pela família.

#JoãoGilberto #JoãoGilberto #JoãoGilbertoMorreaos88anos #MorreJoãoGilberto #JorrnalOpçãodoEntorno #JornalOpçãodoEntorno #OpçãodoEntorno #JornalOpçãodoEntorno #JornalOpção #JornalOpçãodoEntorno #JornalOpção #NotíciasdoValparaíso #BlogdoCarlos #JornalOpçãodoEntorno #JornalOpção #OpçãodoEntorno

Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?