- Carlos Guglielmeli
Em Valparaíso, Fórum escolhe ONG para fazer parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Foi realizado na manhã deste sábado (20) em Valparaíso, o Fórum do Meio Ambiente que elegeu a entidade representante das ONGs (Organizações não Governamentais) para fazer parte do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente).
Entre outras atribuições, o Conselho é responsável por contribuir na elaboração de diretrizes e de campanhas educativas, acolher denúncias de violação da legislação, além fiscalizar e participar da administração do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que passou a existir a partir da regionalização da gestão ambiental, alcançada ainda no primeiro ano do governo Pábio Mossoró.
Com essa regionalização, coordenada pelo secretário Rafael Viana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar passou a emitir as licenças, fazer a fiscalização, aplicar as multas por irregularidades e recolher as taxas ambientais na cidade, portanto gerar uma receita que exige administração.
A única entidade habilitável a comparecer no Fórum, portanto credenciada como membro do COMDEMA, foi o Grupo de Escoteiros Canaã.
Reconhecida mundialmente por sua contribuição no setor, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro, que conta hoje com cerca de 30 milhões de membros no mundo inteiro, mantem uma aliança com a ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), e com parceiras ambientalistas globais como a WWF (World Wildlife Foundation), a Fundação Alcoa e a Clean Up the World, portanto os Escoteiros Canaã leva Know-how para o COMDEMA.
Agora, para que o conselho realmente comece a desempenhar suas funções, é apenas necessário que os outros membros, indicados pelos entes municipais, tomem posse.
Veja como é composto o grupo titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente:
02 Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Familiar;
01 Representante da Secretaria Municipal de Saúde;
02 representantes da Secretaria Municipal de desenvolvimento e Infraestrutura Urbana;
01 Representante da Secretaria Municipal de Educação;
03 Representantes da Câmara Municipal;
01 Representante das Associações ligadas à Agricultura Familiar;
02 Representantes das Associações de Classe (Engenheiros, Arquitetos, CRECI);
02 Representantes do segmento empresarial;
01 representante da Procuradoria Geral do Município;
01 Representante das Organizações Não Governamentais, escolhida no Fórum.
Além desses titulares, os órgãos devem indicar os suplentes na mesma proporção.
#GrupodeEscoteirosCanaã #GrupodeEscoteirosCanaã #GrupodeEscoteirosCanaã #COMDEMA #ConselhoMunicipaldeMeioAmbientedeValparaíso #ValparaísodeGoiás #Valparaíso #Valparaíso #ValparaísodeGoiás #ValparaísodeGoiás #JurnalOpçãodoEntorno #JornalOpção #JorrnalOpçãodoEntorno #JornalOpçãodoEntorno #OpçãodoEntorno #JornalOpçãodoEntorno #JornalOpção #JornalOpçãodoEntorno #OpçãodoEntorno #JornalOpção #JornalOpçãodoEntorno #OpçãodoEntorno #JornalOpção #JornalOpçãodoEntorno #AssociaçãoBrasileiradeJornalismoInvestigativo #Jornal #JornaldeNotíciasdeValparaíso #JornaldeCidadeOcidental #JornaldeValparaíso #JornaldenotíciasdeValparaíso #JornaldeNovoGama #JornaldeLuziânia