• Carlos Guglielmeli

Moro assina portaria que regulamenta deportação de estrangeiros que atentarem contra a Constituição


O ministro de justiça e segurança pública, Sérgio Moro, assinou nesta sexta-feira (26) a portaria 666 que regulamenta a deportação sumária de estrangeiros considerados “pessoa[s] perigosa[s] ou que tenha[m] praticado ato contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal”.

Partidos e parlamentares da oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) rapidamente se posicionaram críticos ao ato do ministro.

Segundo eles a medida tem o objetivo de retalhar o jornalista americano Glenn Greenwald, editor fundador do site The Intercept, responsável pela publicação de mensagens supostamente trocadas entre procuradores da Operação Lava Jato e o então juiz Sérgio Moro durante o julgamento de Lula no caso Triplex

O PT (Partido dos Trabalhadores) usou sua conta no Twitter para dizer que “A publicação da portaria 666 é uma ameaça e uma afronta de um ministro da Justiça que usará seus poderes políticos para calar as vozes da oposição”.

Já o líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB), recorreu à mesma rede para classificar a portaria como “estranhíssima”:

“A publicação da portaria 666 é uma ameaça e uma afronta de um ministro da Justiça que usará seus poderes políticos para calar as vozes da oposição”, publicou o peessebista.

Interlocutores do palácio dizem que a oposição está tentando criar um fato em torno de Green, pois ele estaria fora dessas regras, pois ele é casado com um brasileiro, o deputado federal David Miranda, e tem filhos adotados no país.

A ala mais radical dos Bolsonaristas também foram para o ataque e elevaram a hashtag “quem não deve não teme” ao Top 10 dos assuntos mais comentados das redes sociais.

Leia a Portaria na íntegra:

#SergioMoro #SérgioMoro #SergioMoro #SérgioMoro

Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3