• Carlos Guglielmeli

Senado Federal aprova Reforma da Previdência em primeiro turno


Senado Federal aprova Reforma da Previdência em primeiro turno

O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira(01) em primeiro turno, o texto-base da Reforma da Previdência. Foram 56 votos a favor, superando os 49 necessários, e 19 contra. Os parlamentares, no entanto, não concluíram ainda a apreciação de todos os destaques que podem alterar o texto principal.

Após a conclusão desta etapa, que ainda requer a análise de 10 destaques (emendas modificativas), fica faltando apenas uma votação do texto principal, o 2º turno, para que a mudança nas aposentadorias entrem em vigor.

Sobre essas modificações que devem ser analisadas ainda nesta quarta-feira (02), os senadores estão tomando o cuidado para não promover mudanças que obriguem o retorno do projeto para apreciação da Câmara, reiniciando da posição zero a tramitação.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, prevê a aprovação em segundo turno da Reforma até 15 de outubro. No entanto, senadores ameaçam atrasar essa tramitação caso o governo de Jair Bolsonaro (PSL) não cumpra alguns compromissos "atrasados" com os parlamentares.

Segundo Alcolumbre, a principal reivindicação dos senadores é que o Governo Federal defina como será a partilha entre estados e municípios dos recursos, cerca de R$ 106 bilhões previstos, obtidos no megaleilão de petróleo programado para o dia 6 de novembro. O que deve ser resolvido com a edição de uma Medida Provisória.

"Eu vou falar com o governo para ver se a gente consegue fazer esse gesto, esse sinal para os governadores, para eles ajudarem a gente na votação (da Previdência)", disse Alcolumbre, pouco antes da votação em primeiro turno.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

1/3