• Carlos Guglielmeli

Em Valparaíso, alunos da Rede Pública Municipal de Ensino participam de projeto para inclusão de sur


Em Valparaíso, alunos da Rede Pública Municipal de Ensino participam de projeto para inclusão de surdos e mudos

A Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso realizou na manhã desta segunda-feira (07) mais uma das fases do projeto Soletrando em Libras.

O evento aconteceu na Escola Municipal CAIC – Tancredo de Almeida Neves, onde alunos de 06 a 15 anos que estudam no Ensino Fundamental, de 1º ao 9º ano realizaram a soletração utilizando a língua dos surdos, a Libras (Língua Brasileira de Libras).

Segundo a secretária de educação, professora Rudilene Nobre, “essa é uma forma de incentivar o aprendizado e uso do idioma dos não ouvintes para que ele seja cada dia mais comum e os surdos tenham acesso às mesmas oportunidade dos ouvintes”.

A inserção de surdos e mudos por meio de atividades com crianças em formação já é uma política presente em Valparaíso desde 2013, que se intensificou e ganhou volume com a criação da Central de Libras, inaugurada em 2017 uma parceria entre estado e município, viabilizada entre o prefeito Pábio Mossoró e a deputada estadual Lêda Borges.

Os alunos foram prestigiados por autoridades como o prefeito de Pábio Mossoró, a vereadora Maria do Monte, a própria secretária de educação Rudilene Nobre, a madrinha do projeto Drª. Lorena Bittencourt, titular da 4ª Promotoria da Comarca de Valparaíso de Goiás, além das equipes da Secretaria Municipal de Educação e do CAIC.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3