• Carlos Guglielmeli

Em Valparaíso, alunos da Rede Pública Municipal de Ensino participam de projeto para inclusão de sur


A Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso realizou na manhã desta segunda-feira (07) mais uma das fases do projeto Soletrando em Libras.

O evento aconteceu na Escola Municipal CAIC – Tancredo de Almeida Neves, onde alunos de 06 a 15 anos que estudam no Ensino Fundamental, de 1º ao 9º ano realizaram a soletração utilizando a língua dos surdos, a Libras (Língua Brasileira de Libras).

Segundo a secretária de educação, professora Rudilene Nobre, “essa é uma forma de incentivar o aprendizado e uso do idioma dos não ouvintes para que ele seja cada dia mais comum e os surdos tenham acesso às mesmas oportunidade dos ouvintes”.

A inserção de surdos e mudos por meio de atividades com crianças em formação já é uma política presente em Valparaíso desde 2013, que se intensificou e ganhou volume com a criação da Central de Libras, inaugurada em 2017 uma parceria entre estado e município, viabilizada entre o prefeito Pábio Mossoró e a deputada estadual Lêda Borges.

Os alunos foram prestigiados por autoridades como o prefeito de Pábio Mossoró, a vereadora Maria do Monte, a própria secretária de educação Rudilene Nobre, a madrinha do projeto Drª. Lorena Bittencourt, titular da 4ª Promotoria da Comarca de Valparaíso de Goiás, além das equipes da Secretaria Municipal de Educação e do CAIC.


Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png