• Carlos Guglielmeli

Lêda Borges declara apoio à Luta Antimanicomial


Em discurso realizado no Pequeno Expediente da Alego (Assembleia Legislativa de Goiás) ocorrido na tarde desta quinta-feira (10), a deputada estadual Lêda Borges (PSDB) declarou apoio à Luta Antimanicomial. Para a parlamentar, pessoas com transtornos mentais devem ser tratadas com respeito, dignidade e liberdade como qualquer cidadão.

Todo dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, que lembra e fortalece a Luta Antimanicomial, que por sua vez vem estabelecendo um processo organizado de transformação nos serviços psiquiátricos, caminhando caminho para a extinções dos manicômios.

A parlamentar valparaisense cita três grandes movimentos que representaram um marco na luta contra os manicômios. Em 1987, o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental e a Conferência sobre Saúde Mental e, em 2001, a Reforma Psiquiátrica. “Foi a partir dessa reforma que os pacientes passaram a ter maior atenção fora dos manicômios, com tratamentos dignos”, declarou.

Anterior à reforma, tais pessoas ficavam presas em manicômios e eram tratadas sem nenhuma dignidade com tratamentos invasivos e desumanizados. Com ela, porém, um movimento social de inclusão, reintegração social e de reconstrução se instaurou no Brasil em defesa dos direitos da pessoa com doença mental”, completou Lêda Borges.

Ainda segundo a parlamentar, com a reforma houveram incentivos ao tratamento humanizado e a consequente criação de uma rede psicossocial que resulto na criação de programas como o Brasil Escaps e Equipe Multidisciplinares, atuantes nas redes públicas de saúde, substituindo os manicômios.

As pessoas devem ser respeitadas e não retiradas do convívio social. Nos manicômios são dados medicamentos que deixam as pessoas alheias ao convívio social. No Dia Internacional da Saúde Mental, eu quero declarar o meu apoio à Luta Antimanicomial, contra os manicômios nesse país, pois é um desrespeito ao ser humano”, pontuou Lêda Borges.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3