• Carlos Guglielmeli

Deputados aliados de Caiado aprovam "emenda jabuti" que desvincula orçamento destinado a c


Deputados aliados de Caiado aprovam “emenda jabuti” que desvincula orçamento destinado a cultura em Goiás

O líder do governo Caiado na Alego (Assembleia Legislativa de Goiás), Bruno Peixoto (MDB), apresentou uma “emenda jabuti” que os deputados governistas aprovaram, já em duas votações, desvinculando o orçamento destinado à cultura em Goiás.

A manobra do líder Caiadista consiste em inserir a modificação polêmica num projeto relacionado a outro assunto bem distante, no caso um que tratava de multas aplicadas pelo Procon-GO.

Em meados de julho e agosto deste ano, o governo chegou a cogitar ele próprio mandar o PL (Projeto de Lei), porém a repercussão negativa o fez mudar a estratégia.

Se trata de apenas 0,5% da receita líquida e ainda assim o Estado quer tirar essa vinculação, um retrocesso para Cultura em Goiás” disse o ator Evandro Costa à época, quando o projeto ainda começava ser discutido.

O Fundo de Arte e Cultura do Estado (FAC) foi instituído pela Lei 15.633 de 30 de março de 2006 e depois da mobilização do setor cultural goiano, foi também regulamentado pelo Decreto n. 7.610 em 7 de maio de 2012, durante os governos de Marconi Perillo, .

Mesmo com o voto contrário da deputada Lêda Borges (PSDB), em conjunto com os parlamentares da oposição, a base aliada do governador Ronaldo Caiado fez valer sua vantagem numérica e trocou a palavra “de” por “até” 0,5% na Lei estadual, permitindo, inclusive, que o governo não investir nada em cultua, ao mesmo tempo que estabelece um teto no aporte financeiro para o segmento.

Nesta semana o executivo estadual enviou para a Alego um PL extinguindo 18 fundos, entre eles o de Arte e Cultura (FAC) e essas demonstrações de indisponibilidade Caiadista com o segmento deve prejudicar e até inviabilizar projetos como os que mantinham manifestações de comunidades tradicionais e ou atividades realizadas dentro das escolas públicas, ajudando na formação dos alunos e na especialização dos professores.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3